Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Música
Publicidade

Retrospectiva Vagalume 2022: As músicas que bombaram no TikTok

Aplicativo segue como uma das principais plataformas para impulsionar canções novas e antigas

Vagalume

Vagalume|Do R7

Vagalume
Vagalume Vagalume

VEJA AQUI TODAS AS CATEGORIAS DA RETROSPECTIVA VAGALUME 2022!

O ano de 2022 foi mais um em que o TikTok foi essencial na indústria musical, colocando canções no topo das paradas, revivendo clássicos, ressurgindo músicas que já não eram novas, mas também não tão antigas, e chamando a atenção para novos artistas e bandas.

Nessa retrospectiva de 2022, o Vagalume selecionou algumas das principais faixas que se destacaram no TikTok e tiveram o sucesso impulsionado por essa rede social neste ano. Confira abaixo:

"Under The Influence" - Chris Brown

Publicidade

A música de Chris Brown faz parte da versão estendida do álbum "Indigo", lançado em 2019, e viralizou este ano no TikTok, chegando à 23ª posição na Billboard Hot 100. Graças a esse sucesso, a faixa ganhou um clipe em outubro (três anos após o seu lançamento), que, atualmente, conta com mais de 53 milhões de visualizações no YouTube.

No TikTok, são mais de 973 mil vídeos - de diferentes temas, em sua maioria, coreografias - usando a música como trilha sonora, além de outros que utilizam uma versão mais acelerada e remixada da canção.

Publicidade

Clique para ver no Vagalume

"Waka Waka (This Time For Africa)" - Shakira

Publicidade

Se tem Copa do Mundo, tem que ter Shakira. E apesar da artista colombiana não ter gravado a música oficial do evento que aconteceu no Catar este ano, a clássica "Waka Waka (This Time For Africa)", feita para a Copa da África, voltou a dominar no TikTok com mais de 351 mil vídeos na plataforma.

A própria cantora chegou a compartilhar um vídeo de um influencer brasileiro, chamado Raphael Vicente, de uma coreografia feita com a música, elogiando a criação. "Isso é muito bom. Adorei! Muito Legal", escreveu ela. Veja o vídeo e ouça a faixa abaixo:

Clique para ver no Vagalume

Clique para ver no Vagalume

"Envolver" - Anitta

O ano de 2022 foi cheio de conquistas para Anitta e, em especial - mas não somente - pelo sucesso do hit "Envolver", que rendeu vitórias à cantora em premiações internacionais, como o MTV VMA 2022, além de ter feito com que ela fosse a primeira artista latina solo a alcançar a 1ª posição no Spotify, dois feitos que também renderam entradas no Livro de Recordes do Guinness.

"Envolver" teve um crescimento alto nas plataformas de streaming principalmente após viralizar no TikTok, com vídeos de desafios de danças, nas tentativas de reproduzir a coreografia da cantora no clipe da música. Atualmente, são mais de 2 milhões de vídeos no TikTok usando o single como trilha sonora.

Clique para ver no Vagalume

"ACORDA PEDRINHO" - Jovem Dionísio

A música dá nome ao álbum de estreia da banda paranaense Jovem Dionísio e explodiu na rede social assumindo o topo das mais ouvidas no Brasil por semanas, em um ranking que costumava ser dominado pelo sertanejo e o funk. O hit se tornou trilha sonora para muitos vídeos de cotidiano no TikTok, além de também viralizar entre os internautas com coreografias. O número de vídeos com a faixa no TikTok ultrapassa os 700 mil.

O sucesso de "ACORDA PEDRINHO" levou a banda a estrear no Rock in Rio Lisboa e, posteriormente, no mesmo festival aqui no Brasil, no palco Supernova. A letra da música também foi a mais pesquisada no Google, entre os brasileiros, neste ano de 2022.

Clique para ver no Vagalume

"Bad Habit" - Steve Lacy

Com mais de 705 mil vídeos circulando no TikTok, "Bad Habit" é mais um fenômeno impulsionado pela rede social. A música foi usada inclusive por celebridades, como Hailey Bieber (modelo e esposa de Justin Bieber) e a atriz Charlie D'Amelio, em vídeos nos quais elas promoviam seus produtos e marcas.

A maioria dos internautas também usou a faixa seguindo o significado da letra e mostrando alguns "hábitos ruins" (tradução do título) deles próprios, de seus animais de estimação, de seus filhos, de flagras de outras pessoas etc.

A música faz parte do álbum "Gemini Rights", o segundo solo do cantor (integrante da banda The Internet), lançado em julho deste ano. Com o sucesso na rede social, "Bad Habit" alcançou o 1º lugar da principal parada de música dos EUA, a Billboard Hot 100, depois de 13 semanas no ranking.

Clique para ver no Vagalume

"Bloody Mary" - Lady Gaga

Lançada em 2011, no álbum "Born this Way", a música de Lady Gaga ressurgiu e teve uma crescente nas plataformas de streaming por uma combinação inusitada e sem intenção entre a série "Wandinha", da Netflix, e o TikTok.

Na trama, há uma cena em que a personagem Wandinha aparece dançando - com seu jeito bastante peculiar - a música "Goo Goo Muck", do The Cramps. O episódio fez bastante sucesso com o público e não demorou para que um TikToker adaptasse a cena e a postasse na rede social, trocando a trilha sonora original pela música "Bloody Mary". O vídeo não só viralizou no TikTok, como também recolocou a música no Top 50 Global do Spotify, um feito surpreendente para uma faixa lançada há mais de 10 anos e que nem mesmo fez parte da trilha sonora original da série em questão.

O vídeo viral chegou em Gaga que interagiu com o perfil da personagem Wandinha no Twitter, no qual as duas aprovaram a dança para a música. No momento, são milhares de vídeos no TikTok com a música de fundo, além de remixes e versões aceleradas para a dança de Wandinha.

Clique para ver no Vagalume

PRÓXIMA CATEGORIA: OS SHOWS DO ANO

CATEGORIA ANTERIOR: OS SUCESSOS DAS TRILHAS SONORAS

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.