Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Música
Publicidade

Terry Kirkman, ex-vocalista do The Association, morre aos 83 Anos

Músico compôs "Cherish" para o grupo, que também fez sucesso com "Never My Love" e "Windy"

Vagalume

Vagalume|Do R7

Vagalume
Vagalume Vagalume

O cantor e músico Terry Kirkman que fez parte do The Association no período de maior sucesso da banda, morreu no sábado. Segundo o comunicado oficial, o norte-americano estava doente há bastante tempo - a doença não foi especificada.

Kirkman cantava e tocava flauta no grupo que ajudou a fundar. Os californianos, de Los Angeles, tiveram uma série de sucessos na década de 60. Hoje, eles são vistos como um dos principais de um gênero que acabou batizado como "Sunshine Pop": uma música de clima nostálgico e otimista que teve seu momento de maior popularidade em meados dos anos 60, logo depois da explosão da Beatlemania.

O Association fez bastante sucesso entre 1966 e 1968 com suas canções marcadas pelas harmonias sofisticadas, todos seis membros cantavam, e músicas que traziam influêcnias diversas seja do folk, rock ou mesmo da bossa nova.

Vagalume
Vagalume Vagalume

Nesse período, a banda lançou quatro LPs, sendo que dois deles, o primeiro e o terceiro, entraram no top 10 dos EUA. Na parada de singles foram cinco aparições, incluindo duas no primeiro lugar: "Cherish", esta composta por Kirkman e "Windy". "Never My Love" e "" são outras músicas deles que seguiram sendo muito tocadas nas décadas seguintes.

Publicidade

Com sua imagem um tanto "careta", e o fato de não serem os autores de todas as suas músicas, não surpreende que o Association não tenha conseguido manter o sucesso com a chegada da geração hippie e seja, injustamente, um tanto ignorado quando se escreve sobre a música pop dos anos 60.

Clique para ver no Vagalume

Publicidade

Ainda assim, é bom lembrar que eles estiveram no mítico Monterey Pop Festival de 1966. O sexteto foi a primeira banda a subir no palco que revelou Jimi Hendrix, The Who, Janis Joplin e Otis Redding para o mainstream norte-americano.

Clique para ver no Vagalume

Publicidade

Terry Kirkman ficou no grupo até 1972, quando eles lançaram seu último disco de carreira. Com muitas mudanças de formação, o Association passa a tocar no circuito de nostalgia dos EUA.

Terry retornou em 1979 e ficou até 1984. A banda ainda segue na estrada com dois integrantes da formação clássica (os guitarristas Jules Alexander e Jim Yester).

Ouça o "Greatest Hits" da banda. Lançado em 1968, este LP chegou ao quarto lugar nos EUA:

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.