Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Música
Publicidade

Wilko Johnson, cultuado guitarrista inglês, morre aos 75 anos

Fundador do Dr. Feelgood sobreviveu por vários anos depois uma delicada cirurgia para retirada de um câncer agressivo

Vagalume

Vagalume|Do R7

Vagalume
Vagalume Vagalume

O cultuado guitarrista inglês Wilko Johnson morreu em sua casa aos 75 anos. Com o Dr. Feelgood, que na primeira metade dos anos 70 fazia uma música simples e crua, baseada no R&B e rock dos anos 50, o músico ajudou a pavimentar o caminho que levaria ao surgimento do punk rock nos anos que se seguiram.

A banda se tornou a principal do pub rock, que se colocava contra os excessos que o rock vivia naquele momento professando uma volta aos shows em pequenos lugares e um estilo mais básico de gravação - o Dr. Feelgood chegou a lançar LPS em mono.

Vagalume
Vagalume Vagalume

Com o grupo, Johnson gravou quatro álbuns de estúdio e um ao vivo, "Stupidity" que chegou ao topo da parada britânica em 1976. Em seguida ele se juntou aos Blockheads de Ian Dury e partiu para a carreira solo.

Wilko voltou às manchetes na década passada, quando seu trabalho começa a ser redescoberto. Foi quando ele foi diagnosticado com um câncer agressivo no pâncreas. Ele decidiu não passar pelo tratamento de quimioterapia e embarcou em uma emocionante turnê de despedida e gravou um álbum ao lado de Roger Daltrey, do The Who.

Publicidade
Wilko Johnson e Roger Daltrey
Wilko Johnson e Roger Daltrey Wilko Johnson e Roger Daltrey

Foi quando um exame mais minucioso descobriu que ele tinha sim um câncer, mas uma variante mais tratável da doença. Em 2014, Johnson se submeteu a uma cirurgia extremamente delicada, foram 11 horas na mesa de operação, de onde saiu sem,, de acordo com uma entrevista, o pâncreas, baço, partes do estômago e do intestino delgado e grosso. O tumor pesava três quilos.

O músico seguiu se apresentando e gravou mais um disco, e brincava que se sentia um "impostor" depois de ter feito vários shows de despedida marcados por um clima de emoção e "ainda estar por aí".

Publicidade
Vagalume
Vagalume Vagalume

Muito querido na Inglaterra, ele chegou a ganhar um papel em "Game Of Thrones". Ele foi o carrasco mudo Ser Ilyn Payne nas duas primeiras temporadas da popular série que a HBO exibiu entre 2011 e 2019.

O anúncio foi feito atarvés do Twitter: "Este é o anúncio que nunca quisemos fazer, e o fazemos com o coração muito pesado: Wilko Johnson morreu. Ele faleceu em casa na segunda-feira, 21 de novembro. Obrigado por respeitar a privacidade da família neste momento tão triste. RIP Wilko Johnson."

Publicidade

Ouça "Stupidity"

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.