Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CD Projekt usa IA para substituir voz de ator morto em Cyberpunk 2077

A CD Projekt recorreu a inteligência artificial para recriar a voz de um ator falecido em Cyberpunk 2077: Phantom Liberty. Interprete...

Outer Space|

CD Projekt usa IA para substituir voz de ator morto em Cyberpunk 2077
CD Projekt usa IA para substituir voz de ator morto em Cyberpunk 2077 CD Projekt usa IA para substituir voz de ator morto em Cyberpunk 2077

A CD Projekt recorreu a inteligência artificial para recriar a voz de um ator falecido em Cyberpunk 2077: Phantom Liberty.

Interprete do personagem Viktor Vektor no áudio polonês de Cyberpunk 2077, o ator Milogost Reczek morreu em 2021, deixando a CD Projekt Red incerta sobre como usar o personagem na expansão Phantom Liberty.

Uma opção considerada foi contratar outro ator, mas isso envolveria regravar todas as linhas do personagem, já que ficaria estranho ter duas vozes diferentes para o mesmo personagem na história principal e na expansão. Em Cyberpunk 2077, Viktor Vektor é o primeiro ripperdoc que o jogador conhece e um personagem importante na história.

Explicando o caso à Bloomberg, o diretor de localização da CD Projekt, Mikolaj Szwed, disse que a produtora não gostou desta ideia porque Reczek “era um dos melhores talentos vocais polacos” e o seu desempenho foi considerado “estelar”.

Publicidade

A solução então foi encontrada na inteligência artificial, especificamente no sintetizador de foz Respeecher, que permite ao computador aprender um padrão de voz e reproduzi-lo sobre qualquer fala.

A CD Projekt afirma também que obteve permissão da família de Reczek antes de prosseguir com o plano, e os filhos do ator “deram muito apoio” à manutenção do trabalho do pai no jogo.

Publicidade

Apesar de ter sido uma solução endossada pela família do ator polonês, o uso de IA para simular vozes tem sido um ponto de discórdia nas indústrias de cinema e entretenimento, com muitos sindicatos de atores preocupados sobre o uso do recurso para cortar custos, o que deve desvalorizar a profissão e diminuir a demanda por trabalho nos próximos anos.

No mês passado, membros do SAG-AFTRA, o sindicato dos atores americanos, votaram a favor de uma greve direcionada a pressionar empresas de videogames contra a adoção da IA para dublagem.

O post CD Projekt usa IA para substituir voz de ator morto em Cyberpunk 2077 apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.