Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Nitro
Publicidade

“Dia feliz” e “temos um produto melhor”, escreveu Phil Spencer no dia do anúncio do PS5

Outro email encontrado nos documentos vazados aparentemente pela própria Microsoft esta semana mostra a reação do chefe do Xbox,...

Outer Space|Do R7

“Dia feliz” e “temos um produto melhor”, escreveu Phil Spencer no dia do anúncio do PS5
“Dia feliz” e “temos um produto melhor”, escreveu Phil Spencer no dia do anúncio do PS5 “Dia feliz” e “temos um produto melhor”, escreveu Phil Spencer no dia do anúncio do PS5

Outro email encontrado nos documentos vazados aparentemente pela própria Microsoft esta semana mostra a reação do chefe do Xbox, Phil Spencer, ao anúncio do PlayStation 5 em março de 2020.

No email endereçado ao CEO da Microsoft, Satya Nadella, e à CFO Amy Hood, Spencer começa admitindo que passou o dia em estresse acima do comum na expectativa sobre o anúncio do console rival, mas após a apresentação do PS5 e 12 horas de reflexão, ele estava feliz e aliviado por acreditar que desta vez o Xbox tinha um produto melhor.

“Enquanto digito isso, sei que não deveria, mas não consigo resistir”, começa Spencer. “Todos nós vivemos 7 anos iniciando uma geração com desvantagem em preço e desempenho (e mensagens) em relação ao PS4 com o Xbox One. Tenho que admitir esta manhã, quando acordei sabendo que a revelação do PS5 seria hoje, que o nível de estresse estava acima do normal. Agora, depois de quase 12 horas mergulhando na revelação, desmontando as especificações e observando as respostas da comunidade, só queria dizer que estou orgulhoso de nossa equipe”.

“Temos um produto melhor do que o da Sony”, comentou um confiante Spencer, “não apenas em hardware, mas igualmente importante na plataforma de software e serviços além do hardware. Temos os ingredientes de um plano vencedor. Senti o feedback da discussão do BoD sobre estar muito confiante e talvez isso apenas reforce essa percepção. Sinto a necessidade de estar humildemente confiante, mas hoje foi um bom dia para nós”.

Publicidade

“Não ganhamos nada. E eu sei que temos discussões difíceis sobre preços, lucros e perdas, investimentos, etc. Este e-mail não está tentando abordar nada disso, essas discussões realmente importam. Mas podemos ter confiança na verdade do nosso produto aqui e acredito que qualquer conversa precisa começar acreditando nisso. Este foi um bom dia para o Xbox”.

Em seguida, o chefe do Xbox resumiu o porquê de seu otimismo dizendo que a abordagem de Mark Cerny, arquiteto do PS5, resultaria em um hardware com poder de processamento inferior ao do Xbox Series X, embora a própria Microsoft tivesse concordado, antes do anúncio, que a métrica de Teraflops não era uma boa medida.

Publicidade

“Mark Cerny, arquiteto do PS5, abordou a abordagem de design do console – equilibrando a familiaridade do desenvolvedor com a inovação. Ele enfatizou que teraflops de GPU e CU não são uma boa medida de desempenho. Afirmamos o mesmo com o Digital Foundry, mas temos uma clara vantagem de desempenho (12 x 10). Ele também dedicou um tempo significativo ao modo boost, onde sua GPU e GPU funcionam em frequências variáveis, o que exigiu que eles construíssem uma solução de resfriamento personalizada. Rejeitamos explicitamente esse design, pois é um desafio significativo para os desenvolvedores e espera-se que o desempenho efetivo seja inferior a essas métricas de aumento de clock. Esperamos ter uma vantagem de 30% no desempenho da GPU e uma vantagem de 25% na largura de banda da memória em termos de desempenho no mundo real”.

“Cerny falou longamente sobre a mudança para SSDs e as vantagens para desenvolvedores e consumidores de jogos. Eles foram otimizados para um rendimento bruto mais alto (2x o nosso com compactação de hardware um pouco melhor e melhorias de desempenho associadas) em oposição a uma arquitetura de streaming mais integrada habilitada pelo Sampler Feedback Streaming”.

Publicidade

“A abordagem deles à expansão é diferente da nossa. Temos uma placa de expansão personalizada enquanto eles usam um slot SSD NVMe M.2 mais padrão. Nenhuma unidade existente atende às restrições de desempenho exigidas ou de fator de forma física, mas, no longo prazo, sua abordagem pode oferecer vantagens de preço.

Cerny também gastou o que parecia ser uma quantidade de tempo desproporcional em inovações de áudio e acreditamos que temos capacidades semelhantes”.

Na prática, o PS5 e Xbox Series X|S até agora demonstraram estar em pé de igualdade no que diz respeito ao desempenho dos jogos, embora nenhum dos consoles tenha sido verdadeiramente testado com jogos verdadeiramente de nova geração.

O post “Dia feliz” e “temos um produto melhor”, escreveu Phil Spencer no dia do anúncio do PS5 apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.