Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Nitro
Publicidade

Jogos de futebol entram em nova era: o que esperar?

Em uma fase em que elementos como “free to play” e até “play to earn” estão se popularizando em uma indústria crescente, como a...

Outer Space|Do R7

Jogos de futebol entram em nova era: o que esperar?
Jogos de futebol entram em nova era: o que esperar? Jogos de futebol entram em nova era: o que esperar?

Em uma fase em que elementos como “free to play” e até “play to earn” estão se popularizando em uma indústria crescente, como a dos games, também os famosos jogos de simulação de futebol estão se tentando reinventar. Assim, fará todo o sentido compreender o que os jogadores poderão esperar nos próximos anos, especialmente agora que FIFA irá apresentar uma licença a outro desenvolvedor de jogo que não a EA Sports e a Konami muda radicalmente para o modelo dos jogos gratuitos com a série eFootball.

Foram mais de duas décadas que juntaram EA Sports e FIFA, levando esse jogo a se tornar dominante durante a maior parte desse tempo. Agora, desfeita a parceria e com a EA planejando a estreia do novo nome EA Sports FC já para a próxima edição, quais são as mudanças conhecidas para esse novo jogo? Será esse o início de uma nova fase do que é jogar futebol virtual online, quer seja na vertente lúdica ou competitiva?

EA Sports mantém suas licenças de Ligas e jogadores

Mesmo sem os direitos de usar a marca FIFA em seu jogo, a EA se protegeu e assegurou que as principais ligas, como a Premier League, La Liga ou Liga Portuguesa, se manterão presentes em EA Sports FC. Isso significa que a maioria dos times e atletas mais famosos estarão presentes no próximo jogo, que deverá ser apresentado já no terceiro trimestre de 2023.

Publicidade

Claro que o mais importante será observar o que a EA fará com a jogabilidade e mecânicas de jogo a partir deste momento crucial em que ela muda sua marca e entra de vez em uma nova geração de hardware. Será que virão mudanças radicais, principalmente sabendo que o principal concorrente seguiu o caminho do modelo free to play? Ou acabará sendo o mesmo jogo, mas com um nome diferente? As dúvidas se mantêm, mas a realidade é que a indústria de gaming online e até de eSports estão exigindo uma experiência de jogador cada vez mais interativa e envolvente.

Fica ainda evidente que o cenário competitivo do novo EA Sport FC será determinante para que esse jogo possa se manter na frente de seus mais diretos concorrentes. Até porque, com a perda de licença FIFA, é de esperar que pelo menos mais um grande player possa surgir nesse mercado crescente de jogos de futebol simulados, afinal a própria FIFA já confirmou que está desenvolvendo seu próprio jogo de futebol.

Publicidade

Jogos tradicionais estão se adaptando aos novos modelos

Quer seja em Tetris ou até mesmo no clássico Bubble Shooter, o que se está percebendo é que uma nova roupagem nesses jogos poderá ser o incentivo necessário para manter o interesse do público, seja com tecnologias novas como a realidade virtual ou por modelos de negócio modernos, como o “free to play” e os “jogos como serviço ao vivo”.

Publicidade

Depois de muitos anos provocando FIFA sem nunca derrubá-lo de seu pedestal, apesar das boas atuações em campo, a Konami abraçou totalmente o “free to play” sob um novo nome. Antes, a editora lançava regularmente versões LITE de suas simulações de futebol alguns meses após o lançamento do jogo nas prateleiras. Para a transição de geração, que também levou o jogo ao Unreal Engine, a Konami preferiu explorar outro caminho e tornou eFootball um jogo como serviço, agora atualizado regularmente e não mais pelos lançamentos anuais.

eFootball também se tornou mais onipresente e pode ser jogado em praticamente todas as plataformas do mercado, incluindo smartphones iOS e Android, em versões que compartilham da mesma tecnologia e recursos daquelas para PC e consoles.

E um terceiro competidor deve aparecer nos próximos anos para abocanhar uma parcela do público de EA Sports FC e eFootball. E ele virá da própria FIFA, que está desenvolvendo seu próprio jogo, ainda cercado de mistério, mas com a ambição de ser “o melhor”.

O post Jogos de futebol entram em nova era: o que esperar? apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.