Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Melhor Não Ler
Publicidade

Guia 'Três passos para ser especialista em qualquer assunto'. Adquira já o seu!

Brasileiros comentam fatos como grandes especialistas: pandemia, geopolítica, economia, clima. Guia promete ajudar na tarefa

Melhor Não Ler|Do R7

O brasileiro tem opinião sobre tudo
O brasileiro tem opinião sobre tudo O brasileiro tem opinião sobre tudo

Há muito tempo deixamos de ser o país do samba e do futebol. Agora, somos especialistas sobre tudo o que acontece não só no Brasil, mas também no mundo, seja lá o que for.

Durante a pandemia, vimos a Organização Mundial de Saúde patinando nas orientações:

“Máscaras não protegem, não use. Fique em casa!”.

“Quem não pode ficar em casa, saia de casa, mas use máscara N95!”

Publicidade

“Não precisa ser N95! Qualquer uma é melhor do que nenhuma, mas use duas ou talvez três!”

Enquanto isso, cada brasileiro sabia exatamente o que fazer, pois, da noite para o dia, as redes sociais se encheram de orientações repletas de “certezas”. Todo mundo se tornou especialista em virologia, infectologia, prevenção, vacinas e tudo mais.

Publicidade

Qualquer tiazinha fabricava suas máscaras caseiras com tecidos guardados no fundo do baú por 25 anos e jurava que eram 100% eficazes. Mais até do que as vacinas!

O brasileiro não entende apenas de política nacional, mas também sabe o que é melhor para os Estados Unidos e a Argentina, bem como para qualquer país da Europa — seja o lado rico ou pobre —, e sabe tudo sobre a guerra Rússia-Ucrânia, mesmo não lembrando quando começou e não tendo muita certeza se já terminou (afinal, a imprensa meio que abandonou o assunto).

Publicidade

E agora, desde o último sábado, não faltam especialistas para apontar soluções para o conflito de décadas entre o Hamas e Israel, ainda que não saibam o que é o Hamas e não consigam apontar no mapa onde fica Israel. Mas nada disso importa, não é mesmo?

Ainda que o brasileiro não precise de ajuda para mostrar seu conhecimento sobre tudo, chega ao mercado editorial o guia “Três passos para ser especialista em qualquer assunto”. Para adiantar, anote aí um resumo:

1. Fale com convicção, ainda que fale besteira — o importante é passar firmeza;

2. Revire os olhos quando ouvir opinião contrária e xingue a pessoa imediatamente — fascista, misógino, homofóbico e preconceituoso são as ofensas mais indicadas;

3. Em vez de trabalhar, passe o dia nas redes sociais repetindo qualquer mentira — uma mentira dita mil vezes torna-se verdade.

Esta crônica é uma ficção, mas poderia não ser...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.