Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chitãozinho e Xororó precisam tomar vergonha e assumir que 'Evidências' não é música deles

Dupla sertaneja não cita os autores José Augusto e Paulo Valle e chama a canção de 'nossa música'

Odair Braz Jr|Do R7 e Odair Braz Jr

Dupla tem 'se esquecido' de citar os compositores de 'Evidências'
Dupla tem 'se esquecido' de citar os compositores de 'Evidências' Dupla tem 'se esquecido' de citar os compositores de 'Evidências'

Já passou da hora de os irmãos dizerem com todas as letras que Evidências não é uma música deles e que não foi composta por eles. É certo que a interpretação mais famosa da canção é a de Chitãozinho e Xororó, mas eles apenas a regravaram. Nem mesmo a primeira versão é da dupla sertaneja.

Os dois cantores já deram crédito no passado aos autores de Evidências, que são o cantor José Augusto e o compositor Paulo Sérgio Valle, mas isso aconteceu lá atrás. Hoje em dia, parece que os sertanejos querem mesmo é dar a entender que são os autores deste hit que é um fenômeno incrível há décadas.

A falta de reconhecimento de Chitãozinho e Xororó ficou clara por causa de Bruno Mars. O cantor americano fez dois shows recentemente em São Paulo e tocou Evidências, o que surpreendeu o público, que adorou. Depois da primeira vez que executou a canção, Chitãozinho e Xororó se manifestaram nas redes sociais. Xororó escreveu: “Agradecer pela linda homenagem que vocês fizeram, você [Bruno Mars] e sua banda. Quando ele começou a introdução da nossa música e o povo veio abaixo cantando daquela forma, a gente ficou emocionado”. Espera um pouco: “Nossa música”?? Como assim, Xororó?

Chitãozinho foi pelo mesmo caminho: “Queria agradecer você e seu tecladista, que executou brilhantemente nossa canção [...]. Essa música é o nosso maior sucesso, muito obrigado”. De novo, “nossa música”.

Continua após a publicidade

Percebe como os irmãos não se deram ao trabalho de citar os autores? Não há uma única menção a José Augusto nem a Paulo Valle, e ainda fizeram questão de escrever “nossa música”. Os sertanejos pegaram a homenagem para si, como se fossem os donos de Evidências. Não são. A música, no fim das contas, já transcendeu a dupla e virou praticamente um hino brasileiro, e isso independe de Chitão e Xororó. Tanto é que já foi regravada por vários outros artistas, inclusive no exterior, onde tem versões em francês, espanhol, italiano etc.

Além disso, aposto o que você quiser que Bruno Mars nem sabe quem é a dupla sertaneja. O americano tocou Evidências pelo que a música representa para os brasileiros e não para uma suposta homenagem aos irmãos.

Continua após a publicidade

Talvez você nem saiba, mas a primeira gravação da música não é da dupla, mas sim de Leonardo Sullivan. Composta em 1989, Leonardo lançou Evidências num disco seu do mesmo ano. Se você ouvir sua versão, notará que já é bem próxima daquela feita pelos sertanejos. Quer dizer, Chitãozinho e Xororó nem se deram ao trabalho de fazer o arranjo que ficou conhecido no Brasil todo. Só seguiram o que já havia sido estabelecido. Aliás, eles cantam a faixa, que saiu em 1991 no disco Cowboy do Asfalto, de um jeito bem característico, com aquele tremido bizarro de garganta. A sorte deles é que a letra e a melodia são muito boas, e muita gente nem ligou para o canto esquisito de Xororó.

Esta ausência de citação dos autores acaba se espalhando por aí, e até a imprensa, como bem lembrou o jornalista André Barcinski no X (antigo Twitter), passa a informar erroneamente que Evidências é da dupla sertaneja. E aí saem coisas do tipo "Bruno Mars toca música de Chitãozinho e Xororó", "...Evidências, de Chitãozinho e Xororó". Saíram várias notas sobre Bruno Mars tocando a música e praticamente nenhuma menciona os dois autores. E isso é grave.

Continua após a publicidade

Resumindo, não custava nada os irmãos citarem José Augusto e Paulo Valle. É muito mais elegante e ético e não diminui em nada o mérito que a dupla tem de ter popularizado Evidências.

Melody não se abala com haters, emplaca mais um hit e se consagra como nova estrela da música pop

" gallery_id="6491f7faca9084dad6000169" url_iframe_gallery="entretenimento.r7.com/prisma/odair-braz-jr/chitaozinho-e-xororo-precisam-tomar-vergonha-e-assumir-que-evidencias-nao-e-musica-deles-13092023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.