Entenda a importância da vacinação de cachorros
Além de prevenir doenças fatais, as vacinas protegem também os tutores de enfermidades transmissíveis pelos pets
Entre Pets e Beijos|Do R7 e Lidiane Shayuri Hayashi
Ver seu amiguinho feliz e ter certeza de que a saúde dele está em dia e protegida para conviver com outros animais e pessoas têm preço!! Sim!! Seguir o calendário de vacinação com disciplina e orientação de um médico veterinário mantém seu pet seguro diante de vírus, bactérias e parasitas. Em algumas cidades brasileiras há vacinação gratuita em campanhas específicas. As demais vacinas são aplicadas em clínicas particulares e vale mexer no bolso para garantir a imunidade completa.
Há vacinas essenciais e portanto, obrigatórias, e outras, que devem ser definidas por um profissional de acordo com a idade e estilo de vida do animal, localização geográfica e viagens. Na maioria dos casos, os imunizantes livram completamente o cachorro de doenças. Já outras, como por exemplo, da gripe e da giárdia, atenuam os sintomas, caso ocorra o contato com o vírus ou protozoário. A médica veterinária, doutora Michelly Queiroz, do Hospital Veterinário Dr.Hato, explica tudo sobre o assunto!
Toda vacina pode causar uma reação nos bichinhos já que afeta diretamente a imunidade do paciente. O cãozinho pode ficar "tristinho", apresentar inchaço no local e febre - nada que seja duradouro, ao contrário, assim, como nos humanos, os sintomas podem ser aliviados de acordo com orientação médica. Semana que vem vamos abordar a vacinação dos felinos! São tantas diferenças entre cães e gatos que resolvi dividir e explorar bem as particularidades de cada espécie! Até lá! Por aqui, ninguém solta a pata de ninguém!!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.