Associação promove caminhada para a conscientização sobre a síndrome Cri Du Chat
O evento, realizado pela ABCDC, acontecerá no dia 7 de maio no Parque da Água Branca, na capital paulista
Virtz|Do R7
Acontecerá no próximo domingo (07) uma caminhada organizada em prol da conscientização da população sobre a síndrome Cri Du Chat, que acomete uma a cada 50 mil pessoas no mundo. O evento foi preparado pela A Associação Brasileira da Síndrome Cri Du Chat (ABCDC) e ocorrerá no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP).
A doença rara é resultante de uma anomalia genética. Também conhecida por "Miado de Gato", a patologia afeta a laringe e altera o som do choro do bebê. Além disso, as crianças que portam esta síndrome podem ser hiperativas e agressivas.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Chong Ae Kim, médica geneticista, afirmou ao Jornal da Universidade de São Paulo (USP) que os sintomas nas crianças são variados e incluem o formato facial peculiar, olhos separados, orelhas baixas, mandíbulas pequenas e face arredonda.
Segundo ela, essa doença vem de deficiências intelectuais e retardo no desenvolvimento físico: cabeça pequena (microcefalia), baixo peso ao nascer e tonicidade muscular fraca (hipotonia) na infância.
Em 2022, foi lançado no Brasil o primeiro livro sobre a síndrome, “Cri Du Chat – mais amor, realidade e esperança”, editado por Sandra Doria Xavier, médica e pesquisadora do Instituto do Sono e Fernando da Silva Xavier, médico radiologista e pais do adolescente Fefê que possui a síndrome, e Monica Levy Andersen, Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono.
Veja 7 dicas para melhorar o sono das crianças sem remédio