Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem com paralisia cerebral é aprovado no Enem, e mãe deixa trabalho para levá-lo à faculdade

Rafael Douglas, de 25 anos, escreve usando apenas o dedo do pé e conseguiu estudar e passar no curso de ciências da computação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Virtz|Do R7

Rafael Douglas passou no Enem, e sua mãe o ajuda a ir para a faculdade todos os dias
Rafael Douglas passou no Enem, e sua mãe o ajuda a ir para a faculdade todos os dias Rafael Douglas passou no Enem, e sua mãe o ajuda a ir para a faculdade todos os dias

Uma história inspiradora de superação viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Rafael Douglas, de 25 anos, nasceu com paralisia cerebral e, por isso, tem tetraplegia espástica — dificuldade para mexer os braços e as pernas — e não desenvolveu a fala.

Mas nada o impediu de ser aprovado no Enem para o curso de ciências da computação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

· Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

· Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

Rafael se formou em uma escola pública e conseguiu, sozinho, escrevendo apenas com o dedo do pé, estudar para conseguir uma vaga no disputado curso. Ele usa um teclado adaptado a um celular, no qual digita, e foi dessa maneira que ele também se inscreveu para o vestibular. 

Dona Carmem, a mãe de Rafael, faz de tudo para apoiar e incentivar o filho. Ela, que é diarista e cria sozinha os seis filhos e um sobrinho, deixou algumas diárias que fazia como faxineira para acompanhá-lo no trajeto de uma hora e 40 minutos (são dois ônibus e uma longa caminhada por uma estrada de terra) para chegar até a faculdade todos os dias.

Publicidade

A história de Rafael comoveu a web, e uma "vaquinha" virtual foi criada com o objetivo de comprar um computador com leitor óptico para que ele possa estudar e um carrinho para facilitar seu transporte pela mãe até a faculdade e bancar a reforma e adaptação da casa onde vivem. Até a publicação desta nota, já foram arrecadados cerca de R$ 70 mil.

De Jojo Todynho a Joelma: veja os memes com que professor viralizou ao dar notas a alunos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.