Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida
Publicidade

Artista reproduz girassóis de Van Gogh em escala gigantesca pelo mundo; veja

São três esculturas chamadas "The Big Easel" (O Grande Cavalete, em tradução livre) instaladas em dois continentes

Viva a Vida|Do R7

Uma das estruturas está exposta na Austrália
Uma das estruturas está exposta na Austrália Uma das estruturas está exposta na Austrália

Em um projeto começado nos anos 1990, o artista canadense Cameron Cross reproduz os 'girassóis de Van Gogh' em quadrados gigantescos pelo mundo. São três esculturas chamadas "The Big Easel" (O Grande Cavalete, em tradução livre) instaladas em dois continentes. As estruturas têm, aproximadamente, 25 metros de altura e comportam pinturas das flores feitas com 50 litros de tinta.

A escultura consiste em: uma pintura que mede 10x7 metros e repousa em um cavalete de aço de 23 metros de altura, e pesa 17.000 quilogramas.

"Essa série reflete meu próprio interesse pela apropriação e reprodução de arte contemporânea. Os locais para esse projeto variarão de algumas milhares a várias milhões de pessoas", conta Cameron em seu site oficial. 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

O primeiro cavalete foi erguido em Altona, a Capital do Girassol do Canadá, em 1998. A segunda instalação — já em 1999 —, está em uma cidade rural, em Emerald, na Austrália, área conhecida pela produção de girassol. A enorme tela é construída com 24 folhas gigantes de compensado e é a maior pintura do Hemisfério sul. 

Publicidade
Cavalete erguido em Altona, no Canadá
Cavalete erguido em Altona, no Canadá Cavalete erguido em Altona, no Canadá

A pintura em Emerald é uma réplica do quarto girassol de Van Gogh, que ele criou em 1888 e está atualmente na National Gallery, em Londres.

Os dois sucessos foram seguidos pela obra de Goodland, no Kansas — cujo apelido nos EUA é justamente "Estado do Girassol".

Publicidade

"A ideia de pegar um símbolo muito tradicional da arte - a natureza morta do século XIX em um cavalete - e ampliá-lo em proporções enormes me interessa muito. A tradicional 'pintura em um cavalete' agora se torna uma obra contemporânea de escultura", revela o artista no site. 

Veja também: Navio quatro vezes maior que o Titanic tem parque aquático, pista de gelo e 20 decks; veja fotos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.