Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ilha submersa na costa brasileira pode ter tido tamanho da Islândia

Flipar|

Uma equipe de cientistas do Brasil e do Reino Unido descobriu que uma formação vulcânica no fundo do mar, próxima da costa brasileira, já foi uma ilha do tamanho da Islândia.
Uma equipe de cientistas do Brasil e do Reino Unido descobriu que uma formação vulcânica no fundo do mar, próxima da costa brasileira, já foi uma ilha do tamanho da Islândia. Uma equipe de cientistas do Brasil e do Reino Unido descobriu que uma formação vulcânica no fundo do mar, próxima da costa brasileira, já foi uma ilha do tamanho da Islândia. (Flipar)
A região, conhecida como
A região, conhecida como A região, conhecida como (Flipar)
Atualmente, a região está afundada a cerca de 650 metros abaixo da superfície do mar. Essa descoberta pode apoiar a solicitação do Brasil para expandir suas fronteiras marítimas nessa área.
Atualmente, a região está afundada a cerca de 650 metros abaixo da superfície do mar. Essa descoberta pode apoiar a solicitação do Brasil para expandir suas fronteiras marítimas nessa área. Atualmente, a região está afundada a cerca de 650 metros abaixo da superfície do mar. Essa descoberta pode apoiar a solicitação do Brasil para expandir suas fronteiras marítimas nessa área. (Flipar)
Em 2018, o Brasil chegou a fazer um pedido às Nações Unidas para ampliar suas fronteiras marítimas até a Elevação Grande Rio.
Em 2018, o Brasil chegou a fazer um pedido às Nações Unidas para ampliar suas fronteiras marítimas até a Elevação Grande Rio. Em 2018, o Brasil chegou a fazer um pedido às Nações Unidas para ampliar suas fronteiras marítimas até a Elevação Grande Rio. (Flipar)
Atualmente, a zona econômica exclusiva do Brasil vai até 370 quilômetros da costa. A elevação está mais distante, em águas internacionais.
Atualmente, a zona econômica exclusiva do Brasil vai até 370 quilômetros da costa. A elevação está mais distante, em águas internacionais. Atualmente, a zona econômica exclusiva do Brasil vai até 370 quilômetros da costa. A elevação está mais distante, em águas internacionais. (Flipar)
Em 2018, os pesquisadores fizeram uma descoberta incomum durante uma expedição submarina ao encontrarem camadas de argila vermelha no fundo do mar, semelhantes a solos tropicais.
Em 2018, os pesquisadores fizeram uma descoberta incomum durante uma expedição submarina ao encontrarem camadas de argila vermelha no fundo do mar, semelhantes a solos tropicais. Em 2018, os pesquisadores fizeram uma descoberta incomum durante uma expedição submarina ao encontrarem camadas de argila vermelha no fundo do mar, semelhantes a solos tropicais. (Flipar)
Agora, uma nova pesquisa examinou a composição do material e confirmou que a argila não poderia ter se formado debaixo d'água.
Agora, uma nova pesquisa examinou a composição do material e confirmou que a argila não poderia ter se formado debaixo d'água. Agora, uma nova pesquisa examinou a composição do material e confirmou que a argila não poderia ter se formado debaixo d'água. (Flipar)
Esse tipo de solo normalmente se desenvolve em condições ao ar livre, onde há calor e umidade tropicais.
Esse tipo de solo normalmente se desenvolve em condições ao ar livre, onde há calor e umidade tropicais. Esse tipo de solo normalmente se desenvolve em condições ao ar livre, onde há calor e umidade tropicais. (Flipar)
Há aproximadamente 80 milhões de anos, a Elevação Grande Rio começou a se formar devido a intensas atividades vulcânicas sob a dorsal meso-oceânica do Atlântico Sul.
Há aproximadamente 80 milhões de anos, a Elevação Grande Rio começou a se formar devido a intensas atividades vulcânicas sob a dorsal meso-oceânica do Atlântico Sul. Há aproximadamente 80 milhões de anos, a Elevação Grande Rio começou a se formar devido a intensas atividades vulcânicas sob a dorsal meso-oceânica do Atlântico Sul. (Flipar)
Com o tempo, o vulcanismo diminuiu, e o planalto começou a se mover para o oeste, afundando gradualmente.
Com o tempo, o vulcanismo diminuiu, e o planalto começou a se mover para o oeste, afundando gradualmente. Com o tempo, o vulcanismo diminuiu, e o planalto começou a se mover para o oeste, afundando gradualmente. (Flipar)
Cerca de 40 milhões de anos atrás, houve um último período de atividade vulcânica na parte oeste da elevação. Foi nessa região, onde a lava se solidificou, que os cientistas descobriram a argila vermelha.
Cerca de 40 milhões de anos atrás, houve um último período de atividade vulcânica na parte oeste da elevação. Foi nessa região, onde a lava se solidificou, que os cientistas descobriram a argila vermelha. Cerca de 40 milhões de anos atrás, houve um último período de atividade vulcânica na parte oeste da elevação. Foi nessa região, onde a lava se solidificou, que os cientistas descobriram a argila vermelha. (Flipar)
Flipar
Flipar Flipar (Flipar)
Antes de descobrirem a argila, os cientistas chegaram a ir em uma expedição na área usando o navio de pesquisa brasileiro Alpha Crucis, em 2018.
Antes de descobrirem a argila, os cientistas chegaram a ir em uma expedição na área usando o navio de pesquisa brasileiro Alpha Crucis, em 2018. Antes de descobrirem a argila, os cientistas chegaram a ir em uma expedição na área usando o navio de pesquisa brasileiro Alpha Crucis, em 2018. (Flipar)
Durante essa viagem, eles usaram um sonar para mapear o fundo do mar na elevação com o intuito de estudar crostas de ferromanganês ricas em minerais que podem ser encontradas na superfície.
Durante essa viagem, eles usaram um sonar para mapear o fundo do mar na elevação com o intuito de estudar crostas de ferromanganês ricas em minerais que podem ser encontradas na superfície. Durante essa viagem, eles usaram um sonar para mapear o fundo do mar na elevação com o intuito de estudar crostas de ferromanganês ricas em minerais que podem ser encontradas na superfície. (Flipar)
O estudo revelou uma grande fenda de aproximadamente 30 quilômetros de extensão que corta a elevação, além de plataformas formadas pelas ondas e cascatas submersas.
O estudo revelou uma grande fenda de aproximadamente 30 quilômetros de extensão que corta a elevação, além de plataformas formadas pelas ondas e cascatas submersas. O estudo revelou uma grande fenda de aproximadamente 30 quilômetros de extensão que corta a elevação, além de plataformas formadas pelas ondas e cascatas submersas. (Flipar)
Aproximadamente oito meses mais tarde, os pesquisadores retornaram à região a bordo do RRS Discovery do Centro Oceanográfico Nacional.
Aproximadamente oito meses mais tarde, os pesquisadores retornaram à região a bordo do RRS Discovery do Centro Oceanográfico Nacional. Aproximadamente oito meses mais tarde, os pesquisadores retornaram à região a bordo do RRS Discovery do Centro Oceanográfico Nacional. (Flipar)
Para coletar amostras da argila vermelha, a equipe contou com um veículo controlado remotamente (ROV), presente no navio.
Para coletar amostras da argila vermelha, a equipe contou com um veículo controlado remotamente (ROV), presente no navio. Para coletar amostras da argila vermelha, a equipe contou com um veículo controlado remotamente (ROV), presente no navio. (Flipar)
Flipar
Flipar Flipar (Flipar)
Amostras coletadas nessa região na década de 1980 já sugeriam a ideia de que essa parte da elevação já esteve acima da água.
Amostras coletadas nessa região na década de 1980 já sugeriam a ideia de que essa parte da elevação já esteve acima da água. Amostras coletadas nessa região na década de 1980 já sugeriam a ideia de que essa parte da elevação já esteve acima da água. (Flipar)
Além de ser interessante historicamente falando, a descoberta também tem um valor econômico importante por causa do ferromanganês encontrado na região.
Além de ser interessante historicamente falando, a descoberta também tem um valor econômico importante por causa do ferromanganês encontrado na região. Além de ser interessante historicamente falando, a descoberta também tem um valor econômico importante por causa do ferromanganês encontrado na região. (Flipar)
Por fim, para que o Brasil consiga expandir suas fronteiras até lá, ainda é necessário provar que a Elevação Grande Rio tem características geológicas presentes no país.
Por fim, para que o Brasil consiga expandir suas fronteiras até lá, ainda é necessário provar que a Elevação Grande Rio tem características geológicas presentes no país. Por fim, para que o Brasil consiga expandir suas fronteiras até lá, ainda é necessário provar que a Elevação Grande Rio tem características geológicas presentes no país. (Flipar)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.