Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Infestação de escorpião letal liga alerta em cidade turística do RJ

Flipar|

O Instituto Vital Brazil (IVB) e a Prefeitura do município de Armação dos Búzios (RJ) ligaram o alerta na cidade por conta de uma infestação de escorpião-amarelo que vem assustando moradores da região.
O Instituto Vital Brazil (IVB) e a Prefeitura do município de Armação dos Búzios (RJ) ligaram o alerta na cidade por conta de uma infestação de escorpião-amarelo que vem assustando moradores da região. O Instituto Vital Brazil (IVB) e a Prefeitura do município de Armação dos Búzios (RJ) ligaram o alerta na cidade por conta de uma infestação de escorpião-amarelo que vem assustando moradores da região. (Flipar)
Esta espécie, conhecida como Tityus serrulatus, é considerada a mais perigosa do Brasil, pois seu veneno pode causar sintomas graves e até mesmo levar à morte.
Esta espécie, conhecida como Tityus serrulatus, é considerada a mais perigosa do Brasil, pois seu veneno pode causar sintomas graves e até mesmo levar à morte. Esta espécie, conhecida como Tityus serrulatus, é considerada a mais perigosa do Brasil, pois seu veneno pode causar sintomas graves e até mesmo levar à morte. (Flipar)
Segundo informações do jornal
Segundo informações do jornal Segundo informações do jornal (Flipar)
A Vigilância Ambiental de Búzios observou que os bairros do Centro, Ferradura, João Fernandes, São José e Rasa têm sido os mais afetados pela infestação.
A Vigilância Ambiental de Búzios observou que os bairros do Centro, Ferradura, João Fernandes, São José e Rasa têm sido os mais afetados pela infestação. A Vigilância Ambiental de Búzios observou que os bairros do Centro, Ferradura, João Fernandes, São José e Rasa têm sido os mais afetados pela infestação. (Flipar)
O órgão também enfatizou que o calor e a umidade do verão estão ajudando os escorpiões a se multiplicarem.
O órgão também enfatizou que o calor e a umidade do verão estão ajudando os escorpiões a se multiplicarem. O órgão também enfatizou que o calor e a umidade do verão estão ajudando os escorpiões a se multiplicarem. (Flipar)
Além disso, as chuvas estão fazendo com que os animais busquem abrigo em áreas onde as pessoas vivem.
Além disso, as chuvas estão fazendo com que os animais busquem abrigo em áreas onde as pessoas vivem. Além disso, as chuvas estão fazendo com que os animais busquem abrigo em áreas onde as pessoas vivem. (Flipar)
O Instituto Vital Brazil ainda está identificando as áreas afetadas. Eles disseram que já aumentaram os esforços para capturar os escorpiões e estão orientando a população sobre como se prevenir.
O Instituto Vital Brazil ainda está identificando as áreas afetadas. Eles disseram que já aumentaram os esforços para capturar os escorpiões e estão orientando a população sobre como se prevenir. O Instituto Vital Brazil ainda está identificando as áreas afetadas. Eles disseram que já aumentaram os esforços para capturar os escorpiões e estão orientando a população sobre como se prevenir. (Flipar)
No começo de fevereiro, a equipe da prefeitura de Búzios participou de um treinamento com os profissionais do IVB em que foi estabelecido um método para enviar os escorpiões coletados e identificar as áreas onde eles estão aparecendo.
No começo de fevereiro, a equipe da prefeitura de Búzios participou de um treinamento com os profissionais do IVB em que foi estabelecido um método para enviar os escorpiões coletados e identificar as áreas onde eles estão aparecendo. No começo de fevereiro, a equipe da prefeitura de Búzios participou de um treinamento com os profissionais do IVB em que foi estabelecido um método para enviar os escorpiões coletados e identificar as áreas onde eles estão aparecendo. (Flipar)
Embora não tenham ocorrido acidentes durante essa infestação, o aumento no número de turistas, veículos e materiais que entram na cidade pode resultar em
Embora não tenham ocorrido acidentes durante essa infestação, o aumento no número de turistas, veículos e materiais que entram na cidade pode resultar em Embora não tenham ocorrido acidentes durante essa infestação, o aumento no número de turistas, veículos e materiais que entram na cidade pode resultar em (Flipar)
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, o último grande pico de casos foi no ano de 2019, quando foram registrados 19 incidentes com escorpiões na região.
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, o último grande pico de casos foi no ano de 2019, quando foram registrados 19 incidentes com escorpiões na região. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, o último grande pico de casos foi no ano de 2019, quando foram registrados 19 incidentes com escorpiões na região. (Flipar)
Flipar
Flipar Flipar (Flipar)
O especialista orienta que, para evitar que os escorpiões se reproduzam, é importante que os moradores tomem certos cuidados, como nunca tentar tocar no animal com as mãos desprotegidas.
O especialista orienta que, para evitar que os escorpiões se reproduzam, é importante que os moradores tomem certos cuidados, como nunca tentar tocar no animal com as mãos desprotegidas. O especialista orienta que, para evitar que os escorpiões se reproduzam, é importante que os moradores tomem certos cuidados, como nunca tentar tocar no animal com as mãos desprotegidas. (Flipar)
Comum nas regiões sudeste e centro-oeste, o veneno do escorpião-amarelo contém neurotoxinas que, na grande maioria dos casos, resulta em sintomas leves como dor, edema e vermelhidão.
Comum nas regiões sudeste e centro-oeste, o veneno do escorpião-amarelo contém neurotoxinas que, na grande maioria dos casos, resulta em sintomas leves como dor, edema e vermelhidão. Comum nas regiões sudeste e centro-oeste, o veneno do escorpião-amarelo contém neurotoxinas que, na grande maioria dos casos, resulta em sintomas leves como dor, edema e vermelhidão. (Flipar)
Em casos mais graves, os sintomas variam para dor intensa, formigamento, salivação excessiva, vômitos, alterações na pressão sanguínea, entre outros. A picada pode levar à morte principalmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com saúde debilitada.
Em casos mais graves, os sintomas variam para dor intensa, formigamento, salivação excessiva, vômitos, alterações na pressão sanguínea, entre outros. A picada pode levar à morte principalmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com saúde debilitada. Em casos mais graves, os sintomas variam para dor intensa, formigamento, salivação excessiva, vômitos, alterações na pressão sanguínea, entre outros. A picada pode levar à morte principalmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com saúde debilitada. (Flipar)
O escorpião-amarelo mede, em média, até 7 cm de comprimento e costuma habitar em áreas de mata, entulhos, terrenos baldios, casas e quintais.
O escorpião-amarelo mede, em média, até 7 cm de comprimento e costuma habitar em áreas de mata, entulhos, terrenos baldios, casas e quintais. O escorpião-amarelo mede, em média, até 7 cm de comprimento e costuma habitar em áreas de mata, entulhos, terrenos baldios, casas e quintais. (Flipar)
As fêmeas de Tityus serrulatus se reproduzem por partenogênese, ou seja, sem a necessidade de um macho. Isso significa que uma única fêmea pode gerar cerca de 40 filhotes ao longo de sua vida, aumentando rapidamente a população de escorpiões em uma região.
As fêmeas de Tityus serrulatus se reproduzem por partenogênese, ou seja, sem a necessidade de um macho. Isso significa que uma única fêmea pode gerar cerca de 40 filhotes ao longo de sua vida, aumentando rapidamente a população de escorpiões em uma reg... As fêmeas de Tityus serrulatus se reproduzem por partenogênese, ou seja, sem a necessidade de um macho. Isso significa que uma única fêmea pode gerar cerca de 40 filhotes ao longo de sua vida, aumentando rapidamente a população de escorpiões em uma região. (Flipar)
Algumas dicas para se prevenir é sacudir roupas e sapatos antes de vesti-los e evitar andar descalço, especialmente à noite.
Algumas dicas para se prevenir é sacudir roupas e sapatos antes de vesti-los e evitar andar descalço, especialmente à noite. Algumas dicas para se prevenir é sacudir roupas e sapatos antes de vesti-los e evitar andar descalço, especialmente à noite. (Flipar)
Outras medidas preventivas são: evitar o acúmulo de lixo; manter as lixeiras fechadas adequadamente; evitar folhagens densas junto a paredes; solicitar a limpeza de terrenos baldios vazios e manter jardins e quintais sempre limpos.
Outras medidas preventivas são: evitar o acúmulo de lixo; manter as lixeiras fechadas adequadamente; evitar folhagens densas junto a paredes; solicitar a limpeza de terrenos baldios vazios e manter jardins e quintais sempre limpos. Outras medidas preventivas são: evitar o acúmulo de lixo; manter as lixeiras fechadas adequadamente; evitar folhagens densas junto a paredes; solicitar a limpeza de terrenos baldios vazios e manter jardins e quintais sempre limpos. (Flipar)
Existe soro específico para o veneno do Tityus serrulatus. Por isso, é importante buscar atendimento médico o mais rápido possível em caso de acidentes.
Existe soro específico para o veneno do Tityus serrulatus. Por isso, é importante buscar atendimento médico o mais rápido possível em caso de acidentes. Existe soro específico para o veneno do Tityus serrulatus. Por isso, é importante buscar atendimento médico o mais rápido possível em caso de acidentes. (Flipar)
Chamado oficialmente Armação dos Búzios, o município onde a infestação vem acontecendo fica situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 170 km da capital.
Chamado oficialmente Armação dos Búzios, o município onde a infestação vem acontecendo fica situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 170 km da capital. Chamado oficialmente Armação dos Búzios, o município onde a infestação vem acontecendo fica situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 170 km da capital. (Flipar)
A cidade é conhecida por suas belas praias, clima agradável e atmosfera charmosa, sendo um destino turístico popular, especialmente para famosos e turistas estrangeiros.
A cidade é conhecida por suas belas praias, clima agradável e atmosfera charmosa, sendo um destino turístico popular, especialmente para famosos e turistas estrangeiros. A cidade é conhecida por suas belas praias, clima agradável e atmosfera charmosa, sendo um destino turístico popular, especialmente para famosos e turistas estrangeiros. (Flipar)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.