Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Achamos em Minas
Publicidade

Nossa viagem pelo Jequitinhonha continua em Almenara, a Princesa do Vale

O coração nunca esquece e toda hora bate uma saudade

Achamos em Minas|Do R7 e Luciana Katahira

Bem-vindos a Almenara, a princesa do Vale
Bem-vindos a Almenara, a princesa do Vale Bem-vindos a Almenara, a princesa do Vale (Mauro Ferreira)

Depois de visitar Almenara, eu cheguei a uma conclusão: tem lugares que é melhor nem conhecer... Porque, depois que a gente conhece, o coração nunca esquece e toda hora bate uma saudade.

É exatamente assim quando penso nesse lugar tão especial do Vale do Jequitinhonha. Conhecida como a Princesa do Vale, Almenara é uma cidade que respira cultura, delicadezas e belezas. Uma terra de pessoas gentis, hospitaleiras, trabalhadoras e que nos marcam de uma forma especial.

Batendo um papo com Cida Almeida
Batendo um papo com Cida Almeida Batendo um papo com Cida Almeida (Mauro Ferreira)

A primeira pessoa que conheci assim que cheguei foi a Cida Almeida. A Cida é produtora cultural e figura atuante no cenário cultural do Vale. É daquelas pessoas que no primeiro minuto de prosa você tem a sensação de que a conhece há muito tempo. Rapidinho ela faz a gente se sentir à vontade.

Uma mulher firme e delicada, séria e divertida, uma pessoa que fez de um dia de gravação intenso um dia super leve e divertido. Nos guiou com um olhar sensível por vários lugares dessa cidade tão linda, nos apresentou pessoas e tradições que fizeram dessa gravação um dia super agradável. 

Publicidade

E, pra começar esse dia inesquecível, fomos gravar às margens do rio Jequitinhonha, esse rio de tantas histórias e lembranças, de significados infinitos para o povo daqui. Lá, nos aguardava o violeiro Zaak Porto, um artista que eu acompanho há muito tempo e já era fã (depois dessa gravação fiquei mais fã ainda). E dá uma olhada como ficou a abertura do nosso programa: 

Foi lindo… E assim, ao som de Zaak Porto, seguimos para nosso próximo destino: o Mercado Municipal.

Publicidade

Confesso que amo visitar os mercados. Aquela mistura de sabores, sons, sotaques, temperos, produtos, histórias, vidas é, pra mim, pura inspiração. Poder bater papo com aquele monte de gente que abre seus corações, dividem seus sonhos, contam histórias e lembranças de infância é delicioso.

E, entre tantos personagens, encontrei o seu Hermes, o primeiro beijuzeiro do mercado, como ele mesmo se orgulha em dizer. E o seu Hermes faz um beiju que deixa qualquer um com água na boca... Dá só uma olhada…

Publicidade

Deu pra sentir o gostinho daí, né? Pois é… Esse beiju do seu Hermes é, realmente, caprichado…

Poetas de Almenara
Poetas de Almenara Poetas de Almenara (Mauro Ferreira)

Seguimos caminhando pela cidade em busca de imagens, histórias e personagens. E, entre um papo e outro, encontramos dois poetas da cidade, o Fábio Amaral Monte e o Antônio Carmona que, com toda delicadeza, nos conduziram pelos encantos de suas poesias.

Poesias que têm como principal inspiração esse vale de tantas lembranças e belezas, esse vale que marca quem vive e quem passa por aqui. Foi um papo bom, papo com poetas, papo que nos deixa mais leve. 

E foi nesse astral que encontramos a dona Adelícia, que também faz poesias, mas poesias através dos seus bordados. Bordados que são carregados de alegrias, de emoções, de passados, lembranças e sonhos. Poesias feitas com desenhos, através de mãos delicadas, carregadas de sabedorias.

Dona Adelícia
Dona Adelícia Dona Adelícia (Mauro Ferreira)

E isso foi só um pouco sobre Almenara, você pode assistir ao programa na íntegra no Play Plus e conhecer mais sobre cada um desses personagens, histórias inusitadas, como um castelo construído pelo amor de Olindo por Eunice e, claro, outras belezas cidade linda que é Almenara.

No próximo post, mais uma cidade desse encantador Vale do Jequitinhonha.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.