Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Adega do Déco
Publicidade

Pinot Noir: Conheça a mais sedutora das uvas tintas

Dia 18 de Agosto foi o dia mundial da Pinot Noir. Conheça um pouco mais sobre essa uva, que arrasta fãs mudo afora.

Adega do Déco|Do R7 e André Rossi

Uva Pinot Noir em Vinhedo
Uva Pinot Noir em Vinhedo Uva Pinot Noir em Vinhedo

Se tem uma uva que desperta paixões nos amantes do vinho, essa uva é a Pinot Noir. Uma prova disso é o número de adjetivos que ela carrega por aí: sedutora, elegante, sensual, a uva tinta mais branca de todas as tintas, a mais feminina de todas as uvas, e por aí vai. O que poucos discordam é do potencial que ela tem para produzir espetaculares tintos e também ser a base para grandes espumantes, entre eles os Champanhes!

A Pinot Noir é uma variedade de uva tinta conhecida por produzir vinhos geralmente de corpo leve a médio, com sabores e aromas delicados que remetem a frutas vermelhas como cereja, morango e framboesa. Ao mesmo tempo que ela tem todos estes adjetivos positivos, ela carrega algo que complica um pouco a vida dos produtores: é considerada uma das uvas mais difíceis de cultivar devido à sua sensibilidade ao clima e às condições de cultivo. Poucas uvas são tão sensíveis ao terroir como a Pinot. No entanto, quando bem feita, a Pinot Noir pode produzir alguns dos vinhos mais espetaculares e elegantes do mundo.

Vinhedos de Pinot Noir na Borgonha
Vinhedos de Pinot Noir na Borgonha Vinhedos de Pinot Noir na Borgonha

Características dos Vinhos: Como disse acima, os Pinots têm aromas bem marcados de frutas vermelhas, como cerejas, framboesas e morangos e, dependendo da região e do estilo do vinho, podem ter estes aromas frescos ou mais maduros e até mesmo algo que lembre terra e algo herbáceo. São geralmente vinhos de leve a médio corpo, e uma cor vermelho vivo claro e sua acidez normalmente é alta, dando vinhos frescos e fáceis de harmonizar.

Por falar em harmonização, é uma uva muito versátil, que pode ir de carnes mais leves como o porco ou aves, passando por peixes como salmão ou atum e indo até vários tipos de queijo. 

Publicidade

Locais em que é cultivada: Como disse acima, é uma uva de difícil cultivo, mas as regiões em que se destaca são sua terra natal a Borgonha, e continuando na França, na região de Champanhe, para a produção dos famosos espumantes locais, e na Alsácia.

Ainda no Velho Continente, no norte da Itália, em Trentino Alto Adige; no Novo Mundo, regiões dos Estados Unidos como Willamette Valley, no Oregon, Sonoma e Russian River (Califórnia); Marlborough e Central Otago (Nova Zelândia); Yarra Valley, na Austrália; Elgin e Hamel en Arrde (Áfirca do Sul); os vales costeiros de Leyda, Casablanca e San Antonio (Chile); as partes mais altas e frias de Mendoza e também na Patagônia (Argentina) e até mesmo no Uruguai e no Brasil.

Publicidade

Isso não quer dizer que ela não seja cultivada em outros locais. Apenas que esses são os de maior destaque.

Mas toda a dificuldade que ela encontra para seu cultivo, é recompensada pelo que apresenta nas taças e não por acaso, é uma uva extremamente apaixonante!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.