Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Atividade física é poderoso remédio contra a ansiedade

A prática de exercícios físicos regulares ajuda no combate à ansiedade, uma vez que leva o organismo a liberar substâncias responsáveis por sensações de alegria e bem-estar.

Como Ser Saudável|Do R7

Ansiedade x Treino
Ansiedade x Treino Ansiedade x Treino

Durante um show realizado durante o Carnaval, o cantor Zé Felipe teve uma crise de ansiedade em cima do palco e precisou da ajuda da esposa, a influenciadora Virgínia Fonseca, para conseguir concluir a apresentação. A repercussão sobre o ocorrido foi imensa e trouxe à tona a discussão: como identificar e tratar crises de ansiedade. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Suécia e Estados Unidos e publicado no periódico Frontiers in Psychiatry, o exercício físico regular pode reduzir em até 60% os riscos para o desenvolvimento da ansiedade. Mas existe uma modalidade mais recomendade, qual a intensidade, como saber se estamos alcançando o resultado esperado?

Primeiro é importante entender o que é ansiedade, estamos sofrendo com crises, como agir nesta situações. Para falar tudinho sobre o assunto, conversei com a psicóloga especialista em emoções, Luana Ganzert.

Luana, o que caracteriza os transtornos de ansiedade?

A ansiedade é uma sensação de nervosismo, de preocupação ou de desconforto em excesso, no caso da ansiedade patológica. Existem dois tipos de ansiedade, mas a ansiedade patológica apresenta uma sensação de nervosismo, uma preocupação, um desconforto em excesso. Muitas vezes a pessoa tem sintomas físicos, como: falta de ar, tontura, sudorese, batimento cardíaco mais acelerado, aperto no coração, tremor. Estes sintomas ficam incontroláveis para a pessoa que está sentindo. O transtorno de ansiedade é característico de excesso e preocupação.

Publicidade

Podemos dizer que existe diferença entre o transtorno de ansiedade e a ansiedade comum?

Existe uma diferença entre ansiedade patológica e ansiedade considerada normal. Quando a gente tem uma viagem, por exemplo, ficamos na expectativa, na euforia, então a ansiedade natural desencadeia emoções e sentimentos que vão fazer o movimento acontecer, o movimento da ação. A ansiedade patológica ao contrário, ela cria um movimento onde trava a pessoa, a pessoa não consegue agir, não dá conta de fazer o que precisa ser feito, ela fica tão preocupada e tão focada nos pensamentos destrutivos que ela não aproveita, não curte, não relaxa. A pessoa simplesmente "trava".

Publicidade

psicóloga especialista em emoções, Luana Ganzert.
psicóloga especialista em emoções, Luana Ganzert. psicóloga especialista em emoções, Luana Ganzert.

O que causa a ansiedade?

As causas de ansiedade podem ser bem variadas, depende muito de cada pessoa, por isso é importante buscar ajuda profissional para reconhecer de onde está vindo. Mas os principais sintomas são: fatores genéticos, pode ter tido uma mãe com ansiedade, um avô, uma avó, até a quinta geração, nós herdamos características genéticas. O ambiente também é um fator, pois pode ter vivido algum trauma, algum estresse, algum movimento de não tranquilidade. Podemos eexemplificar usando o caso do cantor Zé Felipe: ele estava entrando no show e quanto mais expostos estamos, mais sentimentos de rejeição podem vir aparecer e isso acabam sendo gatilhos para que uma ansiedade também venha.

Publicidade

Na verdade, são vários fatores que a ansiedade pode aparecer; o importante é a pessoa reconhecer porque está sentindo aquilo. Em seguida, procurar ajuda e não digo ajuda só medicamentosa, é importante também procurar ajuda terapêutica, porque o remédio ele remedia, ele não trata. O acompanhamento terapêutico é recomendado para que o profissional consiga identificar quais são os gatilhos e dentro do processo de terapia conseguir fazer com que o paciente aplique algumas ferramentas no dia a dia e diminua a intensidade dessas crises.

E Luana, como é o diagnóstico?

O diagnóstico geralmente é feito por uma avaliação médica psicológica, porque existem vários critérios específicos que precisam ser olhados com cuidados para poder fazer o diagnóstico de ansiedade e isso varia muito de paciente para paciente. O tempo da duração da crise, o tempo de efeito pós crise, tudo isso o psicólogo precisa levar em consideração quando for fazer um diagnóstico de ansiedade. Hoje em dia é muito natural o desenvolvimento de uma ansiedade patológica porque nós estamos vivendo uma era muito agitada, de imediatismo, o que contribui para que as pessoas desenvolvam ansiedade mais patológica.

Como é o tratamento?

O tratamento de ansiedade mais adequado é o tratamento com psicoterapia. A mais indicada é a terapia cognitivo comportamental e também muitas vezes a medicação, a farmacoterapia é necessária. Isso ocorre porque uma disfunção química precisa ser ajustada com outra química; por isso, muitas vezes, a gente precisa de um ansiolítico para acalmar a agitação interna. A psicoterapia tratada com o psicólogo é muito importante, mas existem outras formas terapêuticas de fazer o tratamento da ansiedade, como: praticar mindfulness, yoga , pilates, exercício físico, aliando o cuidado com a mente com o corpo.

Então você confirma que a prática de atividade física ajuda no tratamento. 

Com toda certeza. O corpo é a base de sustentação de todo ser humano, quanto mais o nosso corpo estiver alinhado, estiver sustentando a nossa vida, a nossa forma de ser, tendo força física, mais as nossas emoções fluem de uma forma natural. Então, o exercício físico é super importante, eu diria que talvez um exercício que trabalhe com o esporte, um exercício que trabalhe em equipe vai ajudar nessa comunicação, nesse paralelo das pessoas conseguirem controlar o estado de ansiedade. Não só atividades em equipe, mas algumas atividades como natação, Muay Thai, pedalar, estar em contato com a natureza, são importantes. Colocar o corpo em movimento significa liberar adrenalina, liberar um fluxo sanguíneo onde acalma a própria batida do coração e o próprio fluxo de pensamento. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.