Como evitar lesão das mãos e punhos
Como Ser Saudável|Do R7

A prática costante de atividades esportivas pode provocar lesões, principalmente se o exerício for mal executado. As mãos e os punhos são os que mais sofrem, praticamente 25% dos casos, segundo estudo. Claro que o risco maior está na prática de modalidades em que se usa o membro superior diretamente, principalmente nos esportes de combate e artes marciais, mas também em esportes como vôlei, basquete, tênis, remo e tantos outros.
"As lesões mais comuns nas mãos são as contusões ou traumas contusos. As fraturas das falanges também são bem comuns e podem acontecer com traumas como bater o dedo em algum lugar", relata o médico ortopedista especialista em mãos, doutor Thiago Felipe dos Santos Barros.
Pesquisas revelam que 3% a 9% das lesões da região mão/punho são decorrentes da exposição da mão no esporte. E dentro os esportes, também devemos incluir a prática da musculação. "Quando a pessoa utiliza um haltere de maneira errada, ela pode sobrecarregar ossos, tendões e ligamentos, podendo causar uma lesão traumática nas mãos. Podem também ocorrer lesões degenerativas por movimentos repetitivos de maneira incorreta", explica o doutor Thiago.
Por isso a importância da prevenção e também da orientação corretas. Fatalidades podem ocorrer, mas quando acatamos alguns cuidados, as chances são bem menores.
O uso de assessórios de proteção, uma boa orientação profissional e aquecer corretamente antes de iniciar uma atividade física , são pontos que ajudam no quesito prevenção de lesão nas mãos.

Mas as lesões nas mãos não ocorrem apenas nas pessoas que praticam esporte, como ressalta o ortopedista Thiago Barros: "As lesões nas mãos podem ocorrer por traumas, como uma queda ou prender um dedo em uma porta. Também podem ocorrer lesões por movimentos repetitivos, que podem levar a inflamação de tendões ou músculos." Um exemplo bem comum de movimentos repetitivos é uso exagerado de smartphone. Passamos horas mexendo e realizando, praticamente, o mesmo movimento.
No caso de dores ou algum trauma, é importante procurar a avaliação de um especialista. Ele poderá indicar o tratamento correto, que pode, inclusie, ser cirúrgico. "O tratamento consiste na correção do movimento para evitar novas lesões - no caso de lesões degenerativas, além de repouso e fisioterapia. No caso das lesões traumáticas, dependendo do grau da lesão, pode ser indicada cirurgia para a correção da lesão".
Portanto, fique atento aos cuidados com mãos na hora de praticar exercícios físicos e procure descansar as mãos de movimentos repetitivos, para que voce não entre na estatística.