Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Dieta ioiô: aprenda a evitar o reganho de peso

Há uma razão fisiológica pela qual seu corpo responde a dietas irrealistas

Como Ser Saudável|Renata Garofano e Renata Garofano

Evite o perde e ganha de peso
Evite o perde e ganha de peso Evite o perde e ganha de peso

Vamos ver se isso lhe parece familiar: você trabalhou duro na academia e manteve uma dieta correta por meses para chegar ao peso desejado e... apenas pouco tempo depois ganha tudo novamente quando dá uma relaxada na dieta. E isso vale para quem passou uma cirurgia bariátrica, por exemplo. A perda de peso logo após o procedimento é grande, mas isso não quer dizer que você não volte a engordar.

Muitas pessoas passam por isso: o chamado efeito ioiô. Mas por que acontece?

A dieta ioiô não é algo que você faz intencionalmente. Há uma razão fisiológica pela qual seu corpo responde a dietas irrealistas. O hormônio leptina diminui à medida que você perde peso. A função da leptina em nosso corpo é nos dizer quando temos energia suficiente (na forma de gordura) armazenada no corpo. Quando os níveis de leptina diminuem o suficiente, começamos a sentir fome. Nosso metabolismo começa a reter esses nutrientes durante o maior tempo possível, causando a estagnação da perda de peso irá e em seguida, o reganho.

Um estudo realizado em 2019 pelo Centro Médico Irving da Universidade de Columbia descobriu que 70% das participantes do sexo feminino experimentaram pelo menos ciclo de efeito ioiô. Mas esse problema de reganho de peso acomete não somente as mulheres, os homens também. Esse "engorda e emagrece" é bastante prejudicial para nosso organismo. Além de riscos para o coração, saúde mental e física, também pode comprometer a fertilidade.

Publicidade

"Na obesidade e no sobrepeso, bem como no consumo de alimentos processados, e ricos em açúcar e gordura, todos estes fatores acabam desencadeando o estresse oxidativo no nosso organismo, disparando sinais e vias inflamatórias. Quando nossas células estão em desequilíbrio, acabamos perdendo qualidade na formação de organelas, proteínas e diversos mecanismos que regulam a qualidade de vida das células. E no sistema reprodutor não é diferente.

A inflamação e estresse oxidativo acabam causando desequilíbrios epigenéticos, alterações na expressão dos nossos genes, levando a uma perda na qualidade dos nossos espermatozoides e óvulos", explica o cirurgião do aparelho digestivo Sérgio Barrichelo.

Publicidade

E neste momento acredito que você queira saber como interromper o ciclo de recuperação do ganho de peso, certo? 

A resposta é direta. Fazer dieta é difícil, mas também pode ser mais fácil se você seguir as orientações do doutor Barrichelo. "Procure buscar uma orientação nutricional visando uma reeducação alimentar. Recorra a um bom psicólogo para te ajudar a entender esse conflito com os alimentos e torne-se fisicamente mais ativo." 

Publicidade

Segundo a OMS e o ACMS (American College of Sports Medicine), devemos realizar, pelo menos, 300 minutos semanais de exercícios físicos. Ou seja, 60 minutos em 5 dias da semana, por exemplo.

Contudo, pelo menos em 2 dias da semana, se faz necessário realizarmos exercícios de fortalecimento, como musculação ou pilates. 

dr Sérgio Barrichello
dr Sérgio Barrichello dr Sérgio Barrichello

"Quando fazemos exercício físico regularmente, nosso corpo é estimulado a aumentar a síntese e o conteúdo das enzimas antioxidantes e de substâncias anti-inflamatórias.

Deste modo, o organismo consegue chegar ao equilíbrio. Evitando que a inflamação ou o estresse oxidativo gerem danos nas nossas células", explica o cirurgião Sérgio Barrichelo. E o doutor complementa: "Também devemos ter uma alimentação equilibrada, natural e com menos excessos, o que faz com que nosso organismo fique equilibrado e tenha os níveis adequados de micro e macronutrientes."

Mesmo que você esteja preso no ciclo vicioso de perda e ganho de peso, isso não significa que não possa sair dele. Vamos, você consegue!!!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.