Descubra qual é o peixe mais saudável para você incluir na dieta
A recomendação dos nutricionistas é comer peixe e frutos-do-mar duas vezes por semana
Como Ser Saudável|Renata Garofano e Renata Garofano
Cuidar da alimentação é uma preocupação que cresce a cada dia. Tentamos fazer escolhas mais saudáveis, para melhorar a saúde ou qualidade vida. Mas quando se trata de peixe? São todos nutricionalmente iguais ou um tipo é realmente melhor que outro?
"Como fonte animal, tem uma das menores quantidades de gordura saturada em relação à proteína", afirma Lourdes Castro, nutricionista e diretora do Laboratório de Alimentos da Universidade de Nova York. "Além de serem proteínas magras, peixes e frutos-do-mar são ricos em vitaminas D e B e minerais como ferro, potássio e cálcio."
Mais importante ainda: eles são ricos em ácidos graxos ômega-3, essenciais para a composição celular do nosso corpo e podem apoiar a saúde cardiovascular e o sistema imunológico. Como o corpo não consegue produzir seus próprios ômega-3, toda a nossa ingestão deve vir dos alimentos que ingerimos.
A recomendação dos nutricionistas é comer peixe e frutos-do-mar duas vezes por semana para ingestão dos ácidos graxos essenciais.
Mas qual peixe é o mais recomendado para uma melhor ingestão dessas vitaminas?
Surpresa! O queridinho salmão.
"Peixes mais gordos e de água fria são uma fonte melhor de ômega-3" do que outras fontes, diz Camire, "e o salmão é rei quando se trata de ômega-3 por porção."
A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) recomenda que os homens consumam 1,6 gramas e as mulheres 1,1 gramas de ômega-3 por dia. Para se ter uma ideia, uma porção de 85 gramas de salmão excede essa cota.
Além do salmão, existem outras variedades de peixes e frutos-do-mar que se destacam em termos de benefícios para a saúde. Os bivalves, uma classe de moluscos que inclui ostras, mexilhões e amêijoas, são relativamente ricos em ômega-3 e são uma boa escolha para incluir na alimentação.
Já o atum, embora rico em ácidos graxos ômega-3 e uma escolha nutricional superior, é mais difícil de obter de forma realmente própria para o consumo. O peixe pode conter alto teor de mercúrio, o que é prejudicial para o nosso organismo. Se você quiser comer atum, a espécie "atum voador" oferece quase a mesma quantidade de ômega-3 e é uma espécie também encontrada em latas de atum.
Agora, pra fechar essa matéria com uma dica esperta: se você comprar salmão e outras opções de frutos-do-mar de peixarias comunitárias e empresas com métodos de cultivo sustentáveis, você estará fazendo a escolha mais saudável não somente para o corpo como também para o meio ambiente. Pense nisso!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.