Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Dia das crianças: conheça os 10 esportes mais indicados para os pequenos

Como Ser Saudável|Do R7 e Renata Garofano

Hoje comemoramos o Dia das Crianças aqui no Brasil, e este blog traz uma matéria totalmente dedicada a elas!

A cada dia, mais e mais, nossas crianças têm a tecnologia como companheira dos seus momentos de lazer. No entanto, o esporte para crianças e adolescentes deve ser estimulado, especialmente por todos os benefícios que proporciona. Além do desenvolvimento motor e cognitivo, a convivência com outras pessoas e a consciência social proporcionadas pela atividade física são altamente benéficas.

A fase de desenvolvimento é a base para idade adulta. Incentivar a prática de esportes induz a bons hábitos e ajuda os jovens a desenvolver consciência e responsabilidade sobre a importância de cuidar bem do seu corpo. A prática dessas atividades colabora para que habilidades como correr e lançar sejam aprendidas de maneira natural.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

Somado a isso, todas as partes do corpo são trabalhadas e beneficiadas. Por exemplo:

• coração: melhora a circulação sanguínea e fortalece o músculo cardíaco;

Publicidade

• pulmão: melhora a oxigenação do sangue, aumenta a capacidade pulmonar e fortalece o diafragma;

• músculos: melhora o funcionamento das articulações e fortalece os músculos;

• ossos: ajuda na fixação do cálcio nos ossos e reduz o risco de as meninas desenvolverem osteoporose quando forem adultas.

O mês da criança é a época perfeita para incentivar os pequenos a se envolver em atividades físicas e esportivas. Conversamos com alguns profissionais de educação física da academia Competition, localizada em São Paulo, que nos contaram os esportes mais adequadas para crianças e/ou adolescentes.

O resultado foi a lista abaixo, com dez modalidades de esporte e como cada uma delas pode ajudar no desenvolvimento físico e emocional dos pequenos.

1. Funcional kids

Os alunos participam de uma experiência diferente a cada aula e exploram diversas atividades físicas, como muay thai, bike e muito mais. Perfeito para crianças que adoram se movimentar, superar obstáculos e viver aventuras com muita diversão.

2. Basquete

As crianças aprendem as técnicas clássicas do esporte e um também um método exclusivo, baseado em quatro pilares: diversão, desenvolvimento de habilidades, bem-estar e desenvolvimento de valores.

3. Atletismo 

O atletismo é uma ótima maneira de desenvolver habilidades motoras e velocidade. Ele ensina as crianças sobre a importância do treinamento físico, estabelecendo metas e fazendo-as superar desafios pessoais. As crianças podem se divertir ao competir em diversas provas.

4. Beach tennis kids 

O esporte traz a diversão das praias para o campo de society ao ar livre. Essa modalidade, que mistura vôlei de praia, tênis e badminton, melhora a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio, enquanto as crianças se divertem e fortalecem laços de amizade.

5. Minitênis 

É uma introdução perfeita ao esporte, pois auxilia as crianças a desenvolver habilidades motoras, coordenação e socialização. Adaptado para crianças, fica mais acessível e divertido, e elas aprendem os fundamentos do esporte de forma lúdica.

6. Capoeira 

Não é apenas uma atividade que ensina movimentos acrobáticos e rítmicos, mas também promove valores culturais, autoconfiança e respeito mútuo. Trata-se de uma mistura única de dança e luta, que também promove cultura e respeito.

7. Sapateado 

Além de estimular a coordenação motora e a criatividade, o sapateado ajuda as crianças a se expressar por meio da dança. Elas vão adorar fazer barulho com os pés!

8. Escalada 

A modalidade é uma atividade emocionante que desafia a resistência e a coragem das crianças. Nela, são desenvolvidas força, resistência e autoconfiança, na medida em que os pequenos superam obstáculos e desafios verticais.

9. Air yoga kids 

É uma abordagem divertida da ioga que incorpora movimentos aéreos que melhoram o equilíbrio e a flexibilidade das crianças. Em tecidos suspensos, a modalidade relaxa, melhora a concentração, alivia a tensão e ensina técnicas de respiração para ajudá-las a lidar com o estresse.

10. Natação 

É uma habilidade essencial e uma atividade divertida para crianças de todas as idades. Além disso, ela melhora a resistência, a segurança na água e a saúde cardiovascular, além de ser uma atividade divertida.

Serviço

Instagram: @competition.club

Endereços: Higienópolis/ Oscar Freire/ Paulista

'Minicraques': veja os jogadores da seleção que entram em campo nesta noite quando eram crianças

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.