Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Emagrecer faz você parecer mais velha? Saiba como evitar

Flacidez, rugas, olheiras e manchas na pele são os principais efeitos colaterais da perda excessiva e desordenada de peso

Como Ser Saudável|Renata Garofano

Como evitar a aparência envelhecida após a perda de peso
Como evitar a aparência envelhecida após a perda de peso Como evitar a aparência envelhecida após a perda de peso

Emagrecer é o desejo de muitas pessoas. E perder peso não é fácil. Muitas pessoas lutam durante anos para conseguir e outras nunca conseguem. Mas quem venceu o excesso de peso, pode se deparar com outro problema: uma aparência envelhecida. 

A perda de peso causa a redução do volume que mantinha a pele mais esticada. "Em muitas ocasiões a perda de peso não é monitorada, as intervenções nutrológicas devem ser incorporadas assim que o aspecto de envelhecimento precoce ou acelerado pelo emagrecimento for notado”, diz a doutora Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Reduzir peso de forma gradual, ter uma boa alimentação, privilegiar a hidratação, ter uma boa rotina de beleza e não ter hábitos nocivos são formas de atenuar os efeitos do emagrecimento.

Mas quais seriam estes efeitos e como evitá-los? Flacidez, rugas, olheiras e manchas na pele são os principais efeitos colaterais da perda excessiva e desordenada de peso.

Publicidade

A flacidez pode atingir a pele do rosto e do pescoço. Consumir alimentos ricos em vitamina C, aumentar a ingestão de proteínas e silício são as recomendações da doutora Marcela para amenizar a flacidez pós-emagracimento. Já o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, recomenda conciliar dieta equilibrada com uma rotina de aplicação de cremes antienvelhecimento de composição com ação antioxidante, como vitamina C, E e resveratrol, que aumentam a firmeza e dão luminosidade à pele. “A aplicação de cremes com retinoides leva a um aumento da produção de colágeno, ajudando a combater a flacidez”. 

As rugas no rosto podem aparecer pois a pele perde a capacidade de se retrair e com a idade, a a aparência vai piorando. Caso a pessoa já apresentasse rugas antes do proceso de emagrecimento, elas podem aumentar depois.

Publicidade

De acordo com a Dra. Marcella, as rugas ocorrem em grande parte pelos mesmos motivos que causam a flacidez da pele, porém a radiação ultravioleta agrava ou acelera muito o aparecimento das linhas mais demarcadas.

“Por isso, além de um aporte proteico, de vitamina e silício, para prevenir rugas ou manter os resultados dos tratamentos, o ideal é aumentar a ingestão alimentar ou suplementar de antioxidantes que tenham atividade fotoprotetora oral, como é o caso dos carotenoides, os ácidos graxos ômega 3 e os polifenóis provenientes de frutas vermelhas”, diz a médica.

Publicidade

Na parte estética, preenchedores e a toxina botulínica acabam surtindo bons efeitos. “No caso das demarcações mais profundas, quando são muitas, a cirurgia das rugas, ou ritidoplastia, pode trazer mais resultados”, diz o cirurgião plástico. 

Outro efeito colateral muito comum é o aparecimento de olheiras mais profundas. Mais uma vez, a perda de gordura no rosto é a responsável. “Grande parte da nossa gordura facial está, digamos, na zona das bochechas, e quando essa gordura desaparece, essa zona ‘despenca’ e a olheira fica mais pronunciada, podendo apresentar uma cor mais azulada ou azul acastanhada”, afirma o dermatologista Dr. Jardis Volpe. 

Nutrologicamente falando, caprichar na ingestão de água ajuda a melhorar o aspecto das olheiras. Já no caso da estética, mais uma vez preenchimentos faciais com ácido hialurônico podem ajudar a corrigir a profundidade da olheira e os cuidados diários devem ser feitos com cremes específicos para a área dos olhos, em formulações com retinol, meiyanol, hyaxel, alistin e vitamina C. “Além disso, podemos usar suplementações com Exsynutriment e Bio-Arct”, diz o dermatologista.

Como percebemos, realmente uma brusca perda de peso pode influenciar na aparência deixando a pessoa mais velha. Porém, também vimos que podemos prevenir e corrigir. Então desanime, bora fazer acontecer e perder esses quilinhos extras!!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.