Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Feijão pode ser um dos motivos de algumas pessoas viverem até os 100 anos

Estudo realizado em 2001 descobriu que comer feijão quatro vezes por semana reduziu as doenças cardíacas em 22%

Como Ser Saudável|Renata Garofano

Feijões podem ajudar na longevidade
Feijões podem ajudar na longevidade Feijões podem ajudar na longevidade

Que o feijão é nutritivo talvez não seja novidade para você. Mas que toda a família das leguminosas — ervilhas, lentilhas e grão-de-bico —– pode contribuir para você viver mais, talvez seja novidade.

Após décadas visitando comunidades ao redor do mundo, cuja população costuma chegar perto ou até ultrapassar os 100 anos, o empresário americano Dan Buettner escreveu o que constatou: “Em todas as zonas azuis que visitei, feijões e outras leguminosas eram e ainda são um componente importante da dieta diária”.

Buettner conheceu uma família de nove irmãos cuja idade somada era 851 anos e, adivinhe, eles comiam diariamente uma sopa composta de feijão-branco, feijão-vermelho e grão-de-bico.

Mas por que estamos dando destaque ao feijão se as leguminosas em geral são benéficas a nossa saúde? Todas elas são ricas em nutrientes, incluindo cobre, ferro, magnésio, potássio, ácido fólico, zinco, lisina, muitas proteínas e fibras.

Publicidade

Um estudo realizado em 2001 descobriu que comer feijão quatro vezes por semana reduz as doenças cardíacas em 22%. Uma outra pesquisa, feita em 2004, mostrou que as pessoas viviam aproximadamente oito anos a mais para cada 20 gramas de leguminosas ingeridas. Ah, e tenho mais uma boa razão para você consumir feijão: ajuda a emagrecer!

"Cada tipo de feijão tem um perfil nutricional diferente, então comer uma variedade de feijão pode ser melhor", disse Buettner.

Publicidade

Aduki, ou feijão-azuqui, tem mais fibras do que muitas outras variedades, enquanto os grãos de fava são embalados com o antioxidante luteína. Os feijões-pretos e vermelhos estão cheios de potássio e o grão-de-bico tem muito magnésio. “O feijão também é rico em proteína vegetal, que é mais saudável porque tem mais nutrientes com menos calorias do que a proteína animal”, acrescentou.

Além de todos esses benefícios, o feijão e seus derivados são baratos e podem ser cultivados em casa em uma variedade de solos, tornando-os o alimento perfeito para atingir todas as populações.

Publicidade

Ok. Com certeza você já entendeu a importância do consumo de feijão para nossa saúde. Mas em algum momento você se perguntou: como lidar com os gases provocados por essa leguminosa?

Além de caprichar no demolho dos grãos, Buettner acrescenta: "comece com algumas colheres de sopa por dia. Então você aumenta para quatro colheres de sopa e, ao longo de duas semanas, até uma xícara. Agora você está alimentando as boas bactérias em seu intestino e seu microbioma está pronto para isso".

E que tal uma receitinha delícia para incentivar você? 

INGREDIENTES

1 xícara de chá de feijão-preto

3 xícaras de chá de água (para deixar de molho)

3 xícaras de chá de água (para cozinhar o feijão)

100g de bacon

½ cebola

3 dentes de alho

1 tomate italiano

1 folha de louro

azeite

coentro

sal e pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO

Primeiramente coloque o feijão em uma tigela, despeje a água e deixe de molho por 12 horas — faça isso à noite e prepare a receita no dia seguinte.

Após as 12 horas de molho descarte a água do feijão e faça o pré-preparo dos demais ingredientes: pique o alho e a cebola, corte o tomate e o bacon em cubos, lave e pique as folhas de coentro e leve a água do cozimento ao fogo.

Leve uma panela de pressão ao fogo alto, despeje um fio de azeite e doure o bacon. Adicione o alho e a cebola picados e mexa bem raspando o fundo da panela para o refogado pegar o sabor do bacon. Junte o tomate.

Então acrescente o feijão, a folha de louro e tempere com sal e pimenta a gosto. Mexa bem e deixe refogar por 3 minutos.

Em seguida despeje a água quente, tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Espere toda a pressão sair da panela, abra a tampa e finalize com as folhas de coentro. Por fim, acerte o sal e a pimenta e deixe cozinhar por mais 5 minutos com a tampa aberta.

Seu feijão-preto está pronto!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.