Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A cada edição telas, peças e adornos ganham mais destaque na mostra e trazem vida aos ambientes

Por mais um ano a CASACOR Ribeirão Preto mostra que o universo da arquitetura e das artes caminham lado a lado

Cartão de Visita|

Cartão de Visita - Entretenimento
Cartão de Visita - Entretenimento Cartão de Visita - Entretenimento

Créditos: Carol Moussim

Por mais um ano a CASACOR Ribeirão Preto mostra que o universo da arquitetura e das artes caminham lado a lado. Esculturas, telas, gravuras, pinturas, fotografias e tapeçarias desfilam pelos ambientes enriquecendo a produção com cultura, trazendo mais personalidade e dando alma aos projetos.

Prova disso, é que a CASACOR Ribeirão abriu nesta edição espaço para diversas galerias de artes apresentarem suas manifestações artísticas.

Conheça abaixo um pouco do trabalho das que vieram de fora direto para a mostra:

Publicidade

Galeria Artrilha

Presente em sete espaços da CASACOR, a Galeria optou por levar e apresentar ao público 18 artistas que trabalham com uma pluralidade de técnicas e estilos. Em um dos espaços, a profissional Edna Carla Stradioto expõe duas grandes instalações e um díptico. As peças compõem o Espaço Loft Fênix, assinado por Mariane Siqueira, que retrata uma moradia prática e moderna com ambientes funcionais, bem integrados e resilientes.

Publicidade

“A importância de ter arte perto das pessoas é que ela tem o poder de transformar o espaço em algo subjetivo, habilitando o local a ter individualidade e salientando os aspectos afetivos de quem vive nele. A arte não precisa apenas decorar, mas também pode ter esse viés”, diz Edna, também responsável pela galeria que está pelo segundo ano na CASACOR Ribeirão Preto.

Com a poética do surgir e se recompor a partir de partes de si, a artista traz para o espaço uma instalação com 47 peças em formato da fênix, uma cortina de mini aquarelas e o díptico representando a leveza das penas da ave em papel vegetal, fixada na camada superior dos painéis.

Publicidade
Cartão de Visita - Entretenimento
Cartão de Visita - Entretenimento Cartão de Visita - Entretenimento

espaço Loft Fênixatravés das mãos da profissional Edna Carla Stradioto, que expõe duas grandes instalações e um díptico, sendo uma com 47 peças em formato da fênix Créditos: Felipe Araujo

Inn Gallery

A galeria está com obras que podem ser vistas no ambiente “Hall Ojo” - assinado por Bete Said e Rodi Albano – com uma diversidade de técnicas e estilos que vão desde de telas florais e geométricas até esculturas de parede. Já no espaço “Varanda do Ser e Quintal da Cura” - projetado pelo profissional Vinícius de Mello -, foram selecionadas esculturas de jardim em tons vibrantes feitas em aço e alumínio.

Para Flavia Coelho, da Inn Gallery, a presença das artes plásticas dentro da decoração precisa evoluir e ser entendia como educação cultural. “Necessita de mais diálogo. Arte não é achar a peça verde que combina com a almofada. Arte é entender o processo criativo, a história do artista e introduzir a sensibilidade de diferenciar o que é arte do que é uma peça decorativa”, explicou.

Chanssettes Orphelines (Meias Orfãs)

Residente em Paris, na França, a artista plástica Márcia de Carvalho apresenta na mostra, a obra fotográfica “issue de Secours” - Saída de Emergência. A tela inicial é de fio reciclado, uma técnica que Márcia desenvolveu na França para transformar meias em fio, que posteriormente foi tricotado. As fotos são impressas nessa malha onde a imagem se mistura à trama de fibras e é realçada com a pintura.

“O aspecto fica muito interessante, às vezes parece ser em três dimensões. Saída de Emergência fala de todas as possibilidades que nós temos para mudar a realidade, tanto pessoal como do meio ambiente. De ações para que a gente e o planeta fiquem melhor. A obra está ligada à inserção social”, ressalta a artista que é fundadora da ONG Chaussettes Solidaires e que tem seu atelier em Paris.

A obra de Márcia, que no Brasil tem curadoria de Maurício Siqueira e Terezinha Santini, pode ser conferida no espaço Saída de Emergência na CASACOR.

A7MA Galeria

Localizada no ”Beco do Batman”, em São Paulo, a A7MA Galeria foi a responsável por realizar a instalação artística na fachada da CASACOR Ribeirão Preto. Dois dos principais artistas da galeria paulistana - Marcelo Ruggi – Tché e Luís Alexandre Lobot - estiveram na cidade para realização da obra que utiliza elementos da pintura mural e esculturas em aço soldado oxidado.

”É um mergulho no universo interno e externo, causando uma nova sensação ao espectador, discutindo questões de dentro e fora. Estamos fora da casa, mas dentro da rua. O corpo transita e dialoga com os espaços e as pessoas, como uma continuação de suas casas, criando uma coleção de arte em uma galeria ao céu aberto, fazendo com que os transeuntes entrem na instalação brincando com os limites do “dentro e fora”. Um trabalho de inclusão social, pois está exposto a todos”, explica Marcelo Ruggi – Tché, sócio fundador da A7MA.

Essa foi a primeira participação da galeria em uma mostra de arquitetura, arte e design.

Educar para arte

Nesta edição da CASACOR Ribeirão Preto o diretor da mostra Maurício Siqueira procurou trazer uma presença maior e mais expressiva de artes, galerias e artistas locais e nacionais.

“Nosso objetivo é enaltecer a arte não só como um elemento de sofisticação e estética, mas também como composição da atmosfera do ambiente e um fomento à cultura”, conta Siqueira.

O evento que este ano tem como tema “Corpo & Morada”, acontece até o dia 22 de outubro, na rua Conde Afonso Celso, nº1765 no bairro Jardim Sumaré.

Os ingressos estão à venda através do site.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.