Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Shakespeare nos palcos do CCSP: Theatro Technis apresenta Noite de Reis or What you Will

Com texto cômico de William Shakespeare, a montagem usa experimentação bilíngue Inglês-Português na mesma cena, e trata das confusões...

Cartão de Visita|

Com texto cômico de William Shakespeare, a montagem usa experimentação bilíngue Inglês-Português na mesma cena, e trata das confusões geradas pela chegada de Viola à ilha de Illyria

Créditos: Luiza Murtinho

SOBRE A PEÇA

Usando a dualidade proposta pelo texto de William Shakespeare, Noite de Reis or What You Will explora novas perspectivas de entendimento poético de dois idiomas na mesma cena, Português-Inglês. Esta é a apresentação do segundo projeto da Theatro Technis, e a temporada acontece de 27 de junho a 19 de julho de 2023 às terças e quartas, no Centro Cultural São Paulo, na sala Jardel Filho.

Publicidade

Noite de Reis or What You Will: a montagem da Theatro Technis se constrói a partir de seus atores e sua relação em cena, acentuando o caráter de celebração do teatro em sua essência. Exatamente por este motivo, no momento de afastamento entre público e palco, o grupo mira a pesquisa em projetos digitais. Durante o período de isolamento, o grupo encontra no Teatro do Absurdo de Samuel Beckett, uma maneira de continuar a pesquisa de direção de atores e teatro bilíngue lançando a mostra de peças-filme “Beckettfest”, a qual traça paralelos estéticos entre o absurdo do teatro e o absurdo da realidade pandêmica e seu subsequente isolamento. 

“O processo de ensaio de Noite de Reis foi de constante descoberta. Trabalhar a sutileza na minúcia. Começamos o processo descobrindo o fluxo geral, e no final afinamos até mesmo as vogais de determinadas palavras.”, revela a atriz Marina Giacon.

Publicidade

Com direção de Thiago Richter, a montagem traz, além do texto cômico de Shakespeare raramente encenado no Brasil, outro diferencial: o aspecto bilíngue, o qual proporciona momentos de uso do inglês na fala, porém em quantidades homeopáticas. Desta forma, a Theatro Technis instiga nova compreensão do texto, não apenas racional, mas sensorial. Ao mesmo tempo que apresenta ao público a oportunidade de ouvir a poesia das palavras shakespearianas no idioma original, garante o entendimento da obra sem obrigatoriedade da fluência no Inglês, através do uso majoritário do Português.

“(...) exploramos tais momentos [de uso do inglês] de duas formas: primeiramente, pela sonoridade original, fluência, e poesia contidas nos versos não traduzidos, permitindo que os atores sejam compreendidos não pelo que dizem, mas pelo que comunicam; não pela palavra, mas pela maneira como dizem-na; em segundo lugar, como uma regra de jogo em cena, na qual o idioma é utilizado, em parte, para expressar lamentos individuais das personagens, o que aparecem no texto original na forma de solilóquios e apartes.”

Publicidade

Thiago Richter - Diretor

O resultado alcançado se dá através da minuciosa direção de atores e explora elementos como a comicidade e a musicalidade das falas. O processo de ensaios de Noite de Reis or What You Will se inicia paralelamente a atuação de Richter dentro do CPT, e solidifica a influência do trabalho de Antunes Filho, desenvolvido no Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, na montagem de Shakespeare. “Há um jogo idiomático fluido, que aparece e surpreende, tanto em diálogo ativo entre as personagens, quanto em momentos intimistas de solilóquio.”, finaliza o Diretor.

SINOPSE CURTA

Noite de Reis or What you Will – Para sobreviver, Viola, recém-chegada na ilha fictícia de Illyria, se disfarça de homem e assume a alcunha de Cesario, trabalhando para Duque Orsino, que está perdidamente apaixonado pela condessa enlutada Olivia. A comédia se dá pelo entroncamento de múltiplas confusões amorosas, amplificadas pela distorção de gênero instaurada pelo disfarce de Viola. Outro núcleo cômico, se forma entre os criados de Olivia e as peças que pregam em Malvolio que vive com ilusões de grandeza e nobreza.

Thiago Richter - Diretor, ator, e dramaturgo. Ator do Grupo Macunaíma/CPT (Centro de Pesquisa Teatral) de Antunes Filho, integra o elenco de Gesto (indicação ao prêmio APCA de Dramaturgia), de Silvia Gomez, com direção de Vanessa Bruno, além de ter feito parte do Círculo de Dramaturgia, no SESC Consolação, em São Paulo, e é diretor e ator da Theatro Technis.

Pós-graduado em artes da cena: atuação e direção e bacharel em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena, onde obteve bolsa de estudos PIBIC para Iniciação Científica, desenvolvendo o projeto entitulado O CORPO RISÍVEL: uma análise dos aspectos cômicos no trabalho corporal do ator em duas montagens de Shakespeare, com orientação do Prof. Dr. Manoel Candeias.

Em 2016, recebeu do British Council a Elizabeth MacLennan Scholarship para estudar Contemporary British and Irish Theatre and Performance na University of Edinburgh, na Escócia, onde também estudou atuação com professores da Royal Conservatoire of Scotland e dramaturgia com Rob Drummond do Royal National Theatre. Estudou o texto e linguagem de Shakespeare em ação cênica com Ian Flintoff, da Royal Shakespeare Company, National Theatre, e Old Vic, e monólogos shakespearianos com Dominic Rye, da Royal Central School of Speech and Drama. Bacharelado em Teatro e Pós-Graduado em Atuação e Direção pela Escola Superior de Artes Célia Helena.

Diretor de mais de 10 produções cênicas, incluindo Noite de Reis or What You Will, de William Shakespeare, Beckettfest (TEATRO, WW, e Fôlego), de Samuel Beckett, com a Theatro Technis, e A Dama, no Sesc Campinas. Como ator, participou de múltiplas montagens, incluindo Noite de Reis or What You Will, Gesto, Beckettfest, Mahagonny, de Bertolt Brecht, com direção de Marco Antonio Rodrigues, e foi ator nos ensaios da última montagem que estava sendo concebida por Antunes Filho, Bonitinha, mas Ordinária, ou Otto Lara Resende, de Nelson Rodrigues.

SOBRE O GRUPO

A Theatro Technis é formada em 2018 para o início produção de “Noite de Reis or What You Will”, de William Shakespeare e conta com a direção e atuação de Thiago Richter, juntamente com os atores: Jéssica Cardia, Leticia Cardoso, Lucas de Lucia, Luis Guilherme Pereira, Madu Possatto, Marina Giacon, Thiago Richter, e Vitor Rocha. O grupo se debruça, principalmente, sobre a pesquisa da direção de atores e o trabalho bilíngue Português-Inglês em uma mesma cena.

Em 2021, realiza Beckettfest: mostra de três peças-filme experimentais que recriam textos curtos do dramaturgo irlandês Samuel Beckett. Dando continuidade à pesquisa da companhia, as montagens se desafiaram a traduzir o sentimento de estranhamento dos textos originais para um novo formato digital.

Em 2022 estreia Noite de Reis or What You Will no SESC Campinas em duas sessões repletas de público.

TRECHOS DE CRÍTICAS ANTERIORES

“...a direção enxuta de Thiago Richter coloca todo o foco na interpretação do elenco e é impressionante a concentração de Marina Giacon, Jéssica Cardia e Luís Guilherme Pereira e suas cristalinas dicções. Todos, diretor e elenco, bastante jovens e muito talentosos. ”

José Cetra - PALCO PAULISTANO LEIA AQUI

“Beckett é isso, (...) boa parte de sua dramaturgia é direta, crua, sem lero-lero, apenas um estopim --aí reside sua maior qualidade-- e essa peça-filme de Thiago Richter retrata com perfeição. E que elenco, sensacional. ”

Marcio Aquiles - Crítico teatral (APCA), coordenador (SP Escola de Teatro) LEIA AQUI

FICHA TÉCNICA

Texto: William Shakespeare 

Direção: Thiago Richter

Dramaturgismo: Jéssica Cardia

Tradução e adaptação: Marina Giacon, Thiago Richter, e Jéssica Cardia

Músicas: Cecy Ayumi e Pedro Alebriol

Produção musical: Cecy Ayumi, Pedro Alebriol, Natalia Lopes, e Rafael Frederico

Iluminação: Nádia Hinz

Cenário e figurino: Theatro Technis

Maquiagem e bonecaria: Mia Trefiglio

Acessórios: Marina Giacon, Heloísa Giacon, e Amélia Ferrini

Ajustes de figurino: Priscila Soares e Laura da Matta

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Produção: Luiza Murtinho

Projeto gráfico: Thiago Richter

Elenco: Jéssica Cardia, Letícia Cardoso, Lucas de Lucia, Luis Guilherme Pereira, Madu Possatto, Marina Giacon, Thiago Richter, e Vitor Rocha

Realização: CCSP e Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo

SERVIÇO

Noite de Reis or What You Will 

Theatro Technis

De 27/06 até 19/07 de 2023

Terças e Quartas, às 20h30

Ingresso gratuito

Local: CCSP – Sala Jardel Filho

Duração: 90 minutos. 

Classificação: 12 anos.

Endereço: 

Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP, 01504-000

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.