Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

Sindicato teme uso de réplicas digitais de atores de Hollywood em filmes

A inteligência artificial tornou-se uma questão delicada para atores, que temem que a tecnologia possa ser usada para duplicar suas vozes e semelhanças

Cinema|Por Dawn Chmielewski, em Los Angeles (EUA)

Roteiristas de Hollywood estão em greve há mais de dois meses
Roteiristas de Hollywood estão em greve há mais de dois meses Roteiristas de Hollywood estão em greve há mais de dois meses

Como em um enredo da distópica série de televisão "Black Mirror", o sindicato Screen Actors Guild (SAG) diz que está lutando contra os estúdios pelo controle das réplicas digitais de artistas que podem ser usadas "pelo resto da eternidade".

Os estúdios respondem que ofereceram proteções inovadoras contra o uso indevido de imagens.

A inteligência artificial tornou-se uma questão delicada para atores de cinema e televisão, que temem que a tecnologia possa ser usada para duplicar suas vozes e semelhanças. Os atores usaram negociações de contrato com os estúdios de Hollywood para afirmar o controle sobre como essas simulações digitais são usadas na tela. É um dos vários pontos de discórdia nas negociações de contrato com os estúdios de Hollywood, que terminaram na quarta-feira sem acordo.

A AMPTP — o grupo que negocia em nome de Walt Disney, Netflix e outros grandes estúdios e serviços de streaming — disse que concordou com uma "proposta inovadora de IA" que protegeria a imagem digital dos artistas.

Publicidade

Tais proteções, observaram os estúdios, incluiriam obter o consentimento de um ator para criar e usar uma réplica digital ou alterar digitalmente seu desempenho.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

• Compartilhe esta notícia no Telegram

O negociador-chefe do SAG-AFTRA, maior sindicato de Hollywood, representando 160.000 atores de cinema e televisão, Duncan Crabtree-Ireland, questionou essa caracterização durante uma entrevista coletiva na quinta-feira em Los Angeles.

Publicidade

"Eles propõem que nossos artistas de fundo possam ser digitalizados, pagos por um dia de trabalho, e sua empresa deve possuir essa digitalização de sua imagem, sua semelhança e deve poder usá-la pelo resto da eternidade", disse. "Então, se você acha que é uma proposta inovadora, sugiro que pense novamente."

O SAG-AFTRA anunciou que seus membros entrariam em greve à meia-noite.

Veja como estão sete atores e atrizes famosos que abandonaram Hollywood

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.