Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre Maria Carmem Barbosa, autora de novelas como 'A Lua Me Disse' e 'Salsa e Merengue'

A escritora sofria de mal de Alzheimer e estava internada havia mais de dois meses na zona sul do Rio de Janeiro

Famosos e TV|

Maria Carmem Barbosa morreu, aos 76 anos
Maria Carmem Barbosa morreu, aos 76 anos Maria Carmem Barbosa morreu, aos 76 anos

Morreu no Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira (22), a escritora e autora de telenovelas Maria Carmem Barbosa, aos 76 anos. A informação foi confirmada pelo sobrinho de Maria Carmem, Thiago Barbosa, e pelo ator e roteirista Miguel Falabella, que foi parceiro da autora.

De acordo com Thiago, Maria Carmem estava internada havia dois meses na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na zona sul do Rio. Ela sofria de mal de Alzheimer e, nesta madrugada, sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Maria Carmem, que era filha do compositor Haroldo Barbosa, autor de sucessos como De Conversa em Conversa e Eu Quero Um Samba, começou a trabalhar no meio artístico aos 20 anos de idade, escrevendo programas educativos para a Rádio MEC.

Nos anos 1970, entrou para a TV Globo como produtora na linha de shows. Na função, atuou em programas humorísticos como Satiricon e Chico City. Produziu ainda musicais como Mulher 80 e a série Grandes Nomes.

Publicidade

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Como roteirista, esteve no time que escreveu o seriado Delegacia de Mulheres, em 1990, seriado que se passava dentro de uma delegacia que atendia mulheres vítimas de violência. No elenco, estavam nomes como Heloísa Mafalda, Zilda Cardoso e Lúcia Veríssimo. Ela escreveu também para os humorísticos Sai de Baixo e Toma Lá, Dá Cá.

Como autora de novelas, escreveu as tramas Lua Cheia de Amor (1990), Olho no Olho (1993, como colaboradora), Salsa & Merengue (1996) e a Lua Me Disse (2005) — essas duas últimas em parceria com Miguel Falabella.

Publicidade

Nesta sexta-feira, ao anunciar a morte da amiga, Falabella escreveu que os dois foram amigos por "anos incontáveis". O ator também fez referência à doença que Maria Carmem enfrentava: "Maria Carmem já tinha nos deixado há alguns anos, quando resolveu dar o viver já por vivido e saiu do ar, com muita rapidez, desligando-se do mundo. Agora, veio a morte física".

Rita Lee, Tony Bennett e Gloria Maria: veja famosos que morreram em 2023

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.