Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

Oftalmologista alerta lutadores sobre riscos de lesões nos olhos e deixa dicas importantes

Especialista em cirurgia de cataratas, Dr. Alex Sá falou sobre as lesões que atletas de artes marciais podem sofrer nos olhos

Lorena|Do R7

Oftalmologista alerta lutadores sobre riscos de lesões nos olhos e deixa dicas
Oftalmologista alerta lutadores sobre riscos de lesões nos olhos e deixa dicas Oftalmologista alerta lutadores sobre riscos de lesões nos olhos e deixa dicas

Nas artes marciais, por ser um esporte de contato frequente e de muitos golpes, não é raro acompanhar casos onde o atleta sofre algum tipo de lesão, corte ou hematomas na região dos olhos. No MMA, por exemplo, muitas lutas são paralisadas pelo árbitro central a partir do momento em que um atleta acerta de forma não intencional o dedo no olho do seu adversário. Isso acontece muito quando um lutador está medindo a distância com as mãos para conectar um golpe. 

Muitas lesões nos olhos acontecem também por meio de socos, chutes e cotoveladas que os atletas recebem na região. Para falar com mais propriedade sobre as lesões que podem acontecer nos olhos, conversamos com o oftalmologista Dr. Alex Sá, que é especialista em cirurgia de cataratas. 

No bate-papo, foi possível tirar dúvidas importantes relacionadas às lesões oculares, quais são as que acontecem com maior frequência e também quais são os cuidados que os atletas de artes marciais podem ter no dia a dia, seja em treinamento ou em uma luta. 

Lorena - Entretenimento
Lorena - Entretenimento Lorena - Entretenimento

Confira abaixo a entrevista na íntegra: 

Publicidade

Nas artes marciais, onde o contato é muito frequente, é muito comum o atleta ter algum tipo de lesão ocular. Quais são as mais frequentes e o que leva a acontecer com maior frequência? 

A catarata traumática é uma lesão comum em traumas contusos, bem presente em praticantes de artes marciais. Outras lesões como lacerações conjuntivas e abrasões de córnea também estão presentes entre as mais comuns. Uma das mais graves seria o descolamento de retina. 

Publicidade

No caso do atleta que usa a lente de contato para treinar e lutar, quais são os cuidados que ele deve ter para que não ocorra algum problema e quais são as principais dicas para o artista marcial que utiliza? 

O principal risco é a infecção, devido ao suor que acaba caindo dentro dos olhos durante as lutas. As orientações são: remover as lentes para higienizar após a prática de luta e sempre antes de dormir. Limpar as lentes em produtos específicos e respeitar o prazo de validade das lentes de contato.

Publicidade

No MMA, principalmente, é muito comum ver um atleta acertando o dedo no olho do adversário, muitas vezes sem querer. Quais são os principais riscos de lesões nessa região e quais são os graus de gravidade de cada uma? 

A córnea, órgão presente na superfície ocular, frequentemente é acometida nesse tipo de trauma. Essa estrutura é uma lente que precisa ter transparência para que a gente possa enxergar. As lesões mais profundas da córnea podem geram opacidades conhecidas como leucoma, que podem acarretar desde turvação visual até cegueira, necessitando, por vezes, de transplante de córnea. 

Para o atleta que usa óculos ou lente de contato e deseja investir em algum procedimento cirúrgico para melhora da visão, qual é o mais indicado e como é a recuperação? 

A melhor forma de correção é a cirurgia refrativa. Nos primeiros três dias, ocorrerá ardor e lacrimejamento leve, mas com cerca de 10 dias, o atleta já poderá retornar as atividades.

Para o atleta que recebe muitos golpes na região dos olhos, tem sangramentos, inchaços ou hematomas no local, tem algum risco a médio e longo prazo? Se sim, quais?

Os maiores riscos são o da formação de catarata, que é totalmente reversível, e o descolamento de retina, quadro mais delicado, que pode levar a cegueira irreversível, caso não tratado de forma adequada e imediata.

Foto Destaque: Reprodução

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.