Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

Corpo da escritora Nélida Piñon é velado e sepultado no Rio

A imortal do Academia Brasileira de Letras morreu em Portugal e demorou 11 dias para o corpo chegar ao Brasil

|Do R7


O corpo da escritora Nélida Piñon começou a ser velado na manhã desta quinta-feira (29) na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. O velório começou pontualmente às 10h e deve se prolongar até as 15h, quando será sepultado no Mausoléu da Academia, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Junto do corpo da autora, estavam as cinzas de Gravetinho, um pinscher de estimação de Nélida e que morreu aos 11 anos por causa de uma pneumonia, em 2017.

As cinzas do bichinho estavam guardadas no escritório da escritora e serão enterradas ao lado do corpo dela, no Mausoléu da Academia, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Será o primeiro cachorro a ter tamanha deferência.

Nélida morreu no sábado, 17, em Lisboa. Ela estava em viagem por Portugal - tinha passado antes pela Espanha - quando passou mal por problemas nas vias biliares. Cerca de 10 dias antes, a autora foi submetida a uma operação de emergência, teve um pós-operatório complicado, chegou a ficar na UTI, mas tinha sido transferida para o quarto.

Publicidade

O traslado do corpo durou 11 dias até a resolução de problemas burocráticos e chegou ao Rio de Janeiro na quarta (28). No dia 2 de março, a ABL realizará a cerimônia Sessão da Saudade em homenagem à autora em seu salão principal.

Primeira mulher a presidir a ABL em 100 anos (1996-1997), ela era titular da cadeira 30 da instituição carioca e sucedeu o crítico literário Aurélio Buarque de Holanda (1910-1989).

Em seu testamento, Nélida determinou que os direitos autorais e o usufruto de seus quatro apartamentos no Rio sejam utilizados para o bem-estar de suas duas cachorras, a pinscher Suzy, de 13 anos, e a chihuahua Pilara, de 3. Na linha de beneficiários legais, está Karla Vasconcelos, acompanhante e responsável por Nélida nos últimos anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.