Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Música
Publicidade

Dan McCafferty, vocalista original do Nazareth, morre aos 76 anos

Nascido na Escócia, ele cantou na banda até 2014

Vagalume

Vagalume|Do R7


Vagalume
Vagalume

Dan McCafferty, o vocalista original do Nazareth, morreu na manhã de hoje (8), aos 76 anos. O anúncio foi feito na página oficial da banda no Facebook por Pete Agnew, que ainda lidera o grupo e, agora, é o único membro original ainda vivo - o guitarrista Manny Charlton morreu em julho passado e o baterista Darrell Sweet em 1999.

"Este é o anúncio mais triste que já tive que fazer. Maryann e a família perderam um maravilhoso e amável marido e pai, eu perdi meu melhor amigo e o mundo perdeu um dos maiores cantores que já viveram. Estou muito abalado para dizer qualquer coisa a mais neste momento", escreveu.

Vagalume
Vagalume

McCafferty cantou na banda escocesa de hard-rock até 2014, quando, devido a problemas de saúde, uma doença pulmonar crônica e uma úlcera estomacal, ele precisou se aposentar.

O Nazareth teve uma trajetória curiosa. No Reino Unido, eles viveram o auge de sua popularidade especificamente entre 1973 e 1974, quando colocaram três álbuns no top 15 ("Loud 'n' Proud", no décimo lugar, foi o melhor resultado deles por lá no ranking de álbuns, e "Broken Down Angel" é o único single deles que chegou no top 10).

Publicidade

Já nos EUA, o sucesso veio depois, especialmente com o "Hair Of The Dog", que chegou no top 20, ganhou disco de platina e foi muito ouvido por futuros astros do rock, Axl Rose, por exemplo, é fã declarado dos escoceses.

Clique para ver no Vagalume

Publicidade

Foi desse disco que saiu a música que os marcaria pelo resto da carreira: a cover de "Love Hurts", dos Everly Brothers, que também fez muito sucesso no Brasil. Outra canção deles que se tronou conhecida do grande público por aqui foi "Love Leads To Madness", canção de pegada mais pop que fez parte da trilha da novela "Sol de Verão".

Clique para ver no Vagalume

Publicidade

O Nazareth acabou encontrando um público fiel em outros mercados que não o britânico e o americano. Em países como Canadá e Alemanha, eles seguiram vendendo muitos discos durante toda carreira.

McCafferty também gravou três discos solo. O último, sintomaticamente chamado "Last Testament", saiu em 2019.

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.