Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Música
Publicidade

Roger Waters diz ter regravado "The Dark Side Of The Moon" na íntegra

Clássico do Pink Floyd completa 50 anos em março

Vagalume

Vagalume|Do R7

Prestes a completar 80 anos, Roger Waters não demosntra sinal de que irá selar uma paz definitiva com David Gilmour. O guitarrista foi seu parcerio de Pink Floyd entre 1968 e 1983, e, desde 1987, após uma briga judicial, é o dono do nome da banda.

O baixista, que também foi o líder do quarteto nesses 15 anos, disse que regravou a íntegra de "The Dark Side Of The Moon", o mais popular disco da banda, e um dos mais vendidos de todos os tempos. Lançado em janeiro de 1973, calcula-se que o LP tenha sido adquirido mais de 45 milhões de vezes. Desde a chegada dos CDs ao mercado ele já ganhou algumas reedições, sendo que a mais nova sairá no mês que vem.

Vagalume
Vagalume Vagalume

Waters justificou a decisão de regravar o set de 10 músicas por achar que "muitas pessoas não entenderam sobre o que ele fala, e o que eu estava dizendo ali." Em uma frase que já está causando polêmica, o músico também foi enfático: "Eu escrevi "TDSOTM", vamos parar com esse bobagem de 'nós'. Claro que éramos uma banda, mas é um projeto meu e eu fui quem o escreveu. Então... blah."

Não se nega que o conceito do disco, entendido como um tratado sobre a paranoia, veio de Waters, mas também não se pode ignorar o fato de que este foi sim um projeto colaborativo, certamente bem mais do que os quatro discos seguintes da banda onde ele foi a força dominante, ou mesmo única.

Publicidade

Waters escreveu todas as suas letras, mas tanto Gilmour quanto o tecladista Rick Wright (morto em 2008) e até o baterista Nick Mason têm créditos de autoria no disco. As vozes de Gilmour e Wright também são onipresentes, Roger só é ouvido nas duas músicas finais: "Brain Damage" e "Eclipse", as únicas escritas unicamente por ele.

Vagalume
Vagalume Vagalume

Tanto o Pink Floyd em sua versão pós-Waters quanto o prórpio baixista já revisitaram o trabalho. A versão liderada por Gilmour tocou-o na íntegra nos concertos da turnê de 1994/1995. Waters, por sua vez, sempre canta várias dessas canções em suas performances - o show atual tem uma sequência de cinco músicas vindas do disco.

Publicidade
Vagalume
Vagalume Vagalume

O jornalista Tristram Fane Saunders, do Telegraph, é uma das poucas pessoas que ouviram a regravação. Segundo ele, o resultado é "muito bom em algumas partes." Ele destacou o ótimo trabalho conseguido em "Time", que soa "magnifíca com com o timbre de voz de homem envelhecido de Roger" e que "Breathe" foi brilhantemente reimaginada, com um arranjo mais lento e acústico. "Money", que ganhou uma levada que a deixou mais próxima do country de Johnny Cash, foi outro momento que ele destacou. A expectativa é a de que o "novo" "The Dark Side Of The Moon" saia em maio.

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.