Castração pet: ato de responsabilidade e amor pelo seu animal
Conheça os benefícios do procedimento e o que é mito ou verdade
Entre Pets e Beijos|Lidiane Shayuri e Lidiane Shayuri Hayashi
O Brasil é o terceiro colocado no ranking mundial de países com população pet, totalizando 149,6 milhões de animais. Destes, quase 9 milhões estão em situação de vulnerabilidade (aqueles que vivem nas ruas sob cuidados de pessoas que os tutelam ou com famílias que estão abaixo da linha de pobreza).
Pensando na tentativa de controle do número de animais nas ruas e mesmo no bem-estar e longevidade dos pets sob a guarda de famílias abastadas, a castração é recomendada.
Vira e mexe, ouço pensamentos equivocados sobre o procedimento, tais como: "Não vou castrar meu cachorro. Ele é macho. Isso vai contra a natureza (...)"; "eu dou injeção de anticoncepcional e está tudo bem (...) ou "bicho castrado engorda demais(...). A médica veterinária Stephanie Duarte Albuquerque, do Hospital Dr. Hato, esclarece essas e outras dúvidas sobre a castração. Vamos acompanhar:
Já abordei aqui no blog iniciativas que auxiliam na castração de animais em situação de vulnerabilidade. Além disso, informe-se na prefeitura da sua cidade e fique atento aos mutirões promovidos pelos órgãos públicos.
Na próxima semana, vamos saber mais sobre "gravidez psicológica nos pets".
Por aqui, ninguém solta a pata de ninguém!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.