Você já presenciou um episódio de 'zoomies' em cães e gatos?
Pupilas dilatadas, 'sorriso na cara' e muita agitação - os picos de atividade frenética e totalmente aleatória podem atingir gatos e cachorros
Entre Pets e Beijos|Do R7 e Lidiane Shayuri Hayashi
Assim como as gargalhadas de bebês são contagiantes, os "zoomies" também provocam uma alegria inexplicável em quem observa o pet acelerado.
A palavra "zoomie" é de origem inglesa e significa a ação de um animal em correr, girar e pular frenéticamente ao redor de si ou de alguma coisa. Os ataques de euforia podem ser desencadeados por algo ou alguém, mas nada impede que "do absoluto nada", seu cão ou gato comece a correr, se posicionar como se fosse dar um "bote", carregando ou não algo na boca para chamar a atenção.
A agitação costuma durar alguns minutos e sempre em velocidade bem aumentada. As patas traseiras ficam flexionadas escondendo a cauda e o bumbum fica curvado para baixo. É um pico de energia que aos poucos se estabiliza e eles voltam a vida "normal". Abaixo, alguns exemplos:
Vale ressaltar que os episódios de "zoomies" podem ser encarados como explosões de felicidade e agitação, mas caso o seu pet comece a repetir muito algumas atitudes como correr atrás do rabo, tentar se mordiscar durante esses momentos, é bom consultar o médico veterinário ou um especialista em comportamento animal.
Vamos acompanhar os esclarecimentos da Dra. Luiza Cervenka, terapeuta comportamental de cães e gatos:
Se o seu pet gasta energia suficiente e recebe muito amor, bora correr e compartilhar a alegria com ele, mas ao menor sinal de alerta, não hesite e procure ajuda de um profissional!
Por aqui, ninguém solta a pata de ninguém!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.