Mocidade Alegre é bicampeã do Carnaval de São Paulo
Escola falou sobre tentação e a possibilidade de mudar o final das histórias
Carnaval 2013|Do R7
A Mocidade Alegre é bicampeã do Carnaval de São Paulo. No placar geral, a escola empatou com a Rosas de Ouro, com 268.9 pontos. No entanto, a agremiação teve a maior nota em enredo, primeiro quesito usado como critério de desempate pela Liga das Escolas de Samba neste ano.
Ousada, com cores vibrantes e muita animação, a agremiação falou sobre tentação no sambódromo e a possibilidade de mudar o final das histórias já conhecidas do público. Os contos de fadas ganharam novas versões: o sapo não quis virar príncipe, a Chapeuzinho Vermelho era periguete e Robin Hood roubava dos pobres e dava aos ricos. Na ala das baianas, as madrastas se transforaram em “boadrastas”.
Veja imagens do desfile da Mocidade Alegre
“O título foi merecido”, diz rainha de bateria da Mocidade, bicampeã do Carnaval de São Paulo
Por duas vezes, a escola silenciou sua bateria e o carro de som para deixar que apenas o público cantasse o samba-enredo. E a arquibancada correspondeu à expectativa.
Leia mais notícias do Carnaval 2013
A escola foi a terceira a entrar no Sambódromo do Anhembi no segundo dia desfiles do Carnaval de São Paulo, realizado no último fim de semana. A comissão de frente abriu a apresentação com um convite à tentação.
No abre-alas, a Mocidade Alegre mostrou que morder a maçã, ao contrário da história de Adão e Eva, não era proibido. Na alegoria motorizada, de mais de 30 m, as serpentes rastejavam felizes pelo paraíso.
Saiba mais sobre a Mocidade Alegre
Nas alas seguintes, todos os pecados capitais, como gula, avareza, luxúria e ira, foram liberados, abriram caminho para o céu. O paraíso foi retratado como uma grande balada de música eletrônica. A escola também apostou em muitos grupos cênicos, que se intercalavam às alas. A terceira alegoria mostrou um laboratório científico onde tudo era possível, até criar Franksteins.
Já no fim do desfile, a Branca de Neve cozinhava criancinhas em um caldeirão enquanto os anões, na verdade, eram ladrões. No último setor, foi pregado o respeito à tradição, homenageando todas as escolas de samba de São Paulo. O carro que fechou o desfile representou o apocalipse da alegria, sintetizando o enredo da agremiação.
Rosas de Ouro
A Rosas de Ouro foi vice-campeã do Carnaval em 2013, mesma posição do ano passado. Em 2012, ela perdeu o Carnaval por 0,2 pontos também para a Mocidade. O último título veio em 2010, quando falou sobre o cacau.
Veja imagens do desfile da Rosas de Ouro
Saiba mais sobre a Rosas de Ouro
Em terceiro lugar, ficou a Águia de Ouro com 268,9, única escola do Carnaval deste ano a perder pontos por ultrapassar os 65 minutos, tempo máximo previsto para o desfile. Ela foi penalizada com 1.1. Mesmo assim, a escola alcançou o seu melhor resultado na história da agremiação e poderia ter sido campeã, se não tivesse sido punida.
Veja imagens do desfile da Águia de Ouro
Saiba mais sobre a Águia de ouro
Rebaixadas
Já as escolas Mancha Verde e Unidos de Vila Maria ficaram respectivamente em 13°e 14°, últimas posições do Grupo Especial e por isso vão desfilar no Grupo de Acesso no próximo ano.
Subiram
Do grupo de acesso, subiram as escolas Pérola Negra e Leandro de Itaquera.
Veja a classificação completa das escolas
1 - Mocidade Alegre: 268,9 2
2. Rosas de Ouro: 268,9
3 - Águia de Ouro: 268,7
4 - Dragões da Real: 268,5
5 - Império de Casa Verde: 268,5
6 - Acadêmicos do Tucuruvi: 268,3
7 - Vai-Vai: 268,1
8 - Nenê de Vila Matilde: 268
9 - Gaviões da Fiel: 268
10 - X-9 Paulistana: 268
11 - Acadêmicos do Tatuapé: 267,7
12 - Tom Maior: 267,7
13 - Mancha Verde: 267,6
14 - Unidos de Vila Maria: 267,5