Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Família feliz é essencial para obter sucesso no trabalho 

Segundo estudo, relação em casa interfere diretamente na rotina na empresa

|Do R7

Diálogo é a base da relação entre pais e filhos
Diálogo é a base da relação entre pais e filhos Diálogo é a base da relação entre pais e filhos (Catherine Yeulet/Getty Images/iStockphoto)

Bom dia! O dilema da vida moderna é balancear a rotina do trabalho com a da família, respeitando os dois ambientes sem negligenciar nenhum setor.

O equilíbrio na relação família-trabalho traz benefícios mútuos — é o que comprova o estudo “Uma análise qualitativa das condições facilitadas do enriquecimento na relação entre família e trabalho”, feito por Sowon Kim e Mireia Las Heras, do Instituto de Estudios Superiores de la Empresa da Universidade de Navarra, na Espanha.

Segundo a pesquisa espanhola, há uma maior satisfação em casa quando o trabalho vai bem, e vice-versa. As mulheres entrevistadas pelos estudiosos, por exemplo, disseram que a vida pessoal estável lhes dá mais ânimo para enfrentar os desafios profissionais.

É o que reforça a psicóloga e psicanalista da USP Priscila Gasparini. Em entrevista ao R7, a especialista ressaltou que o clima familiar saudável é essencial para o bom relacionamento fora de casa, seja no trabalho, no caso dos pais, ou então na escola, para os filhos.

Publicidade

— Uma estrutura familiar bem definida torna bem mais fáceis os papeis que desempenhamos na rua. Influencia em todos os setores, deixando as pessoas preparadas para lidar com os vários tipos de situações, seja na escola ou no trabalho.

Manter uma relação familiar agradável nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando adolescentes estão envolvidos. Os pais carregam a responsabilidade nesse caso, e a sua principal arma é o diálogo, afirma a especialista.

Publicidade

— Por meio de conversas, o pai encontra espaço para participar da vida do filho.

Participar da vida do filho, porém, não significa vasculhar a mochila dele ou ler o diário dela. Esses são erros gravíssimos! 

Publicidade

É preciso respeitar a privacidade do filho e conquistar a confiança dele para que ele se sinta confortável em compartilhar suas conquistas e frustrações. 

Ao mesmo tempo, o pai precisa se abrir para o filho, mostrando a ele detalhes de seu cotidiano, para que ele se sinta parte das decisões da família também. É uma relação de dupla-troca, reforça a especialista.

— Atividades conjuntas também criam intimidade entre pais e filhos. Reserve pelo menos um dia do fim de semana para a família.

Depois de uma semana estressante no trabalho, reúna a família para qualquer atividade banal, vale até uma pizza no domingo. Afinal, não há nada melhor para recarregar as energias do que estar com quem se ama, não é verdade?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.