García Márquez é hospitalizado na Cidade do México
Escritor está internado desde segunda-feira (1) com infecção respiratória
O escritor colombiano Gabriel García Márquez, de 87 anos, está hospitalizado na Cidade do México, desde a última segunda-feira (1). As informações são da agência EFE.
Gonzalo García Barcha, filho do escritor, revelou que seu pai está internado com uma infecção respiratória e que seguirá internado até a próxima semana.
— Vão lhe prescrever antibióticos, como a qualquer um de nós quando adoecemos. Ele está consciente (...) Está bem.
Barcha ainda disse à imprensa que seu pai teve uma pequena infecção há alguns dias e, por ser idoso e ter a saúde frágil, preferiu levá-lo ao hospital.
Em nota, a secretaria de saúde da Cidade do México confirmou que García Márquez deu entrada na unidade médica com um quadro de desidratação, um processo infeccioso pulmonar e de vias urinárias. Ainda segundo o comunicado, o escritor respondeu ao tratamento, feito com antibióticos, e uma possível alta será avaliada nos próximos dias.
García Márquez tem infecção bronquial, mas está bem, diz filho do escritor
Entre as autoridades que confirmaram a notícia está o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, que em mensagem no Twitter disse que foi informado da hospitalização. "Desejo a ele uma pronta recuperação", escreveu.
O escritor, que completou 87 anos no dia 6 de março, sofre de demência senil, embora "ainda conserve o humor, a alegria e o entusiasmo que sempre teve", afirmou Jaime García Márquez, em 2012, irmão de García Márquez. Jaime explicou na ocasião que o estado de saúde de seu irmão é uma notícia que, por diferentes razões, mantiveram relativo segredo, não porque exista algo grave que não possa ser divulgado, "mas porque se trata de sua vida, e ele sempre tentou protegê-la".
Realismo fantástico de Gabo
Nascido em Aracataca, na Colômbia, o jornalista e escritor Gabriel José García Márquez, apelidado de "Gabo" pelos íntimos, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982 pela publicação do romance Cem Anos de Solidão. Lançado em 1967, o livro é considerado sua obra-prima, foi traduzido em 35 idiomas e é reconhecido internacionalmente como um dos textos mais habilidosos escritos em língua espanhola.
Ninguém escreve ao coronel, Má hora e Amor nos tempos do cólera são outros romances de autoria do escritor. Em Memórias de Minhas Putas Tristes, Gabo se aventura em sua primeira obra de ficção, que muitas vezes se confunde com sua própria história. No livro, um solitário personagem relembra suas aventuras sexuais, peregrinando de bordel em bordel até viver uma grande história de amor.
García Marquez chegou ao México em 1961 e hoje vive no exclusivo bairro de Jardins do Pedregal junto de sua mulher, Mercedes Barcha, e frequenta poucas atividades culturais e sociais.