Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Livro infantil apresenta fábulas negras e indígenas

Em Num Tronco de Iroko Vi a Iúna Cantar, Erika Balbino vai fundo em nossas raízes

|Miguel Arcanjo Prado, editor de Cultura do R7

Ilustração do livro de Erika Balbino, feita por Alexandre Keto
Ilustração do livro de Erika Balbino, feita por Alexandre Keto

Um mundo de bruxas, princesas e castelos europeus costuma habitar o imaginário da criança brasileira.

Com um cenário no qual dá-se mais peso à influência europeia, ainda hoje, são em menor número iniciativas de histórias voltadas a este público com material que toma como referência outros modelos culturais, sejam africanos ou indígenas.

Por isso, o livro Num Tronco de Iroko Vi a Iúna Cantar (Editora Peirópolis, R$ 49) é uma importante contribuição ao mundo infantil. A obra será lançada neste sábado (23), às 16h, na Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho, 915), em São Paulo.

No livro, a autora Erika Balbino mergulha fundo nas lendas caboclas, negras e indígenas.


Para completar, o trabalho ainda tem CD com a história na voz da própria escritora e ilustrações do grafiteiro Alexandre Keto, reconhecido em lugares como Senegal, França e Bélgica.

No enredo, dois irmãos descobrem um novo amigo, que lhes apresenta um mundo mágico cheio de mistérios. A capoeira é um destes novos descobrimentos.

Segundo o coordenador do CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) da USP (Universidade de São Paulo), Dennis de Oliveira, que assina o prefácio da obra, "é preciso abrir os olhos e ver" a grande presença de "negros e afrodescendentes que deixaram marcas profundas da sua cultura" no Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.