Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Marte Um' fica fora de pré-lista e Brasil não terá filme no Oscar de 2023

Indicados ao prêmio serão conhecidos em janeiro; estatuetas serão entregues em março

|Do R7

Cena do filme 'Marte Um', que era o indicado do Brasil para o Oscar 2023
Cena do filme 'Marte Um', que era o indicado do Brasil para o Oscar 2023 Cena do filme 'Marte Um', que era o indicado do Brasil para o Oscar 2023

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quarta-feira (21) as pré-listas de algumas categorias para o Oscar de 2023. E não vai ser dessa vez que o Brasil estará na disputa pela estatueta de Melhor Filme Internacional.

Marte Um, o escolhido pelo Brasil na categoria, não foi escolhido entre os 15 pré-finalistas. Os indicados ao Oscar serão revelados no dia 24 de janeiro. A premiação acontece em 12 de março, em Los Angeles.

O Brasil nunca ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional. A última vez que teve um filme indicado na categoria foi em 1999, com Central do Brasil. O país ainda disputou o Oscar com O Pagador de Promessas, O Quatrilho e O Que É Isso, Companheiro?.

Filme brasileiro de maior sucesso no exterior, Cidade de Deus esteve na premiação em quatro categorias: Direção, Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia, mas não disputou a estatueta de Filme Internacional.

Publicidade

Veja os filmes que estão na pré-lista do Oscar

Argentina, 1985 (Argentina)

Publicidade

Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades (México)

Cairo Conspiracy (Suécia)

Publicidade

Close (Bélgica)

Corsage (Áustria)

Decisão de Partir (Coreia do Sul)

Eo (Polônia)

Holy Spider (Dinamarca)

Joyland (Paquistão)

Last Film Show (Índia)

Nada de Novo no Front (Alemanha)

O Caftan Azul (Marrocos)

Return to Seoul (Camboja)

Saint Omer (França)

The Quiet Girl (Irlanda)

Documentário

Na pré-lista de Melhor Documentário, aparece uma co-produção entre Brasil, Dinamarca e Estados Unidos. Filmado no Brasil, O Território retrata a disputa entre povos indígenas e agricultores na floresta amazônica.

Com direção e roteiro de Carlos Segundo, Sideral aparece na pré-lista de Melhor Curta-metragem em Live-action. O filme já foi premiado no Festival de Berlim, de Los Angeles e Palm Springs. Além disso, concorreu à Palma de Ouro de Melhor-Curta em Cannes. 

Favoritos do R7: confira a nossa lista dos melhores filmes de 2022

" gallery_id="63a1f62d4b4955ee1700049c" url_iframe_gallery="entretenimento.r7.com/marte-um-fica-fora-de-pre-lista-e-brasil-nao-tera-filme-no-oscar-de-2023-01042023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.