Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

México se despede do escritor Gabriel García Márquez em cerimônia nesta segunda-feira (21)

Entre as homenagens dos admiradores, haverá compassos de Bartók e a música típica vallenato

|

As cinzas de Gabo serão depositadas no palácio no início da tarde
As cinzas de Gabo serão depositadas no palácio no início da tarde As cinzas de Gabo serão depositadas no palácio no início da tarde

O México se despede nesta segunda-feira (21) de Gabriel García Márquez, morto na quinta-feira (17) na capital do país, com uma homenagem aberta aos admiradores e que incluirá compassos de Bartók e a música típica vallenato, além das flores amarelas que viraram uma marca do escritor.

Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do México, Enrique Peña Nieto, estarão presentes no ato que acontecerá no Palácio de Belas Artes, na Cidade do México, a partir das 16h locais (18h de Brasília).

O palácio, no centro histórico da Cidade do México e um dos principais pontos turísticos da capital, serviu de palco para a despedida de várias personalidades das artes, nascidas no país ou que o escolheram para viver.

Relembre os principais encontros políticos de Gabriel García Márquez

Publicidade

As licenças poéticas do jornalista Gabriel García Márquez

Segundo a diretora do Instituto Nacional de Belas Artes (Inba), María Cristina García Cepeda, as cinzas de Gabo serão depositadas no vestíbulo do palácio no início da tarde e ficarão lá por três horas. A diretora do Inba assinalou que os compassos do húngaro Béla Bartók se unirão aos ritmos do vallenato, como homenagem a um homem que, segundo seus amigos, era fanático por música e que gostava de cantar e dançar.

Publicidade

A cerimônia será enfeitada por uma profusão de flores amarelas, as preferidas do autor de Relato de um Náufrago que costumava usá-las para enfeitar sua lapela quando aparecia publicamente em algumas ocasiões, como a data de seu aniversário, 6 de março.

Não está totalmente confirmado o que acontecerá com as cinzas de García Márquez. Na sexta-feira (18), o embaixador da Colômbia no México, José Gabriel Ortiz, disse que a intenção é que se dividam entre os dois países.

Publicidade

Mas após falar com a viúva de Gabo, Mercedes Barcha, Ortiz declarou aos jornalistas que, em todo caso, será a família que, no final, decidirá como e onde ficarão as cinzas. A família terá que dizer também o que será feito com uma obra que García Márquez estava escrevendo, Em agosto nos vemos, disse neste domingo (20) à imprensa local Cristóbal Pera, da editora Random House.

Pera não deu detalhes sobre a obra, na qual aparentemente estava trabalhando o prêmio Nobel na última etapa de sua vida. Segundo foi anunciado em Bogotá, depois da homenagem no México, a Colômbia fará outra, na terça-feira (22), na Catedral Primada de Bogotá, em um ato conduzido pelo presidente Santos.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.