Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coach dá dicas para você fazer sucesso no mundo da música

Nem só de ensaio vem o sucesso; veja dicas de como empreender na carreira de artista

Trilha de Sexta|Patrícia Büll, de R7 Conteúdo e Marca

Ser artista também é ser empreendedor, como a dupla do Mar Aberto
Ser artista também é ser empreendedor, como a dupla do Mar Aberto Ser artista também é ser empreendedor, como a dupla do Mar Aberto

O Trilha de Sexta é uma happy hour que reúne música boa embalada a cerveja Crystal gelada e muito, muito papo descontraído. Entre os convidados tem sempre alguém com dicas bacanas para quem está começando. Um exemplo é Carlos Gopfert, empreendedor de lifestyle, que participou do sexto programa.

Carlos Gopfert dá dicas para empreender
Carlos Gopfert dá dicas para empreender Carlos Gopfert dá dicas para empreender

“Comecei estagiando em hotelaria. Mas eu sempre quis empreender. Tanto que, com 17 para 18 anos, pensei em ter o meu primeiro negócio, enquanto paralelamente fazia faculdade”, diz. Hoje, ele administra um posto de gasolina, uma empresa de despachantes, além de ser coach de lifestyle.

Ter foco e se inspirar em alguém é a dica que ele dá para quer empreender – em qualquer área, inclusive na música. “Meu pai faleceu quando eu tinha dois anos, mas eu cresci ouvindo minha mãe e avó contando sobre a trajetória dele como advogado. Eu sempre usei meu pai como espelho nos meus negócios”, conta.

Outra dica é que só talento não é suficiente. “É preciso persistência”, diz o empreendedor. Ou seja, a música também deve ser entendida como um negócio, enfatizando aspectos de gestão e carreira.

Publicidade

A formalização também é importante porque o mercado está cada vez mais profissional e se você não tiver um CNPJ, por exemplo, às vezes não consegue fechar um contrato. Comece como um microempreendedor individual (MEI). Veja como aqui.

Conheça seu público

Não importa se você quer lançar EPs e fazer shows autorais ou direcionar sua carreira para covers em festas de aniversário e casamentos. Existe mercado para todo mundo, só é preciso entender o perfil do seu público e fazer a gestão da carreira direcionada para ele. Comece interagindo nas redes sociais. Ter um perfil público é bacana e faz parte da carreira. Veja as dicas que outra convidada do Trilha de Sexta, a Angelica Kauer deu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.