"Vou ficar mais forte", diz Diogo Vilela sobre interpretar Cauby
Ator estreia nesta quinta-feira espetáculo sobre a vida do músico
Música|Camila Juliotti, do R7

Mais de dez anos depois de subir ao palco com um espetáculo em homenagem a Cauby Peixoto, Diogo Vilela volta a interpretar o cantor no teatro a partir desta quinta-feira (11).
Cauby! Cauby! Uma Lembrança foi totalmente repaginado após a morte do músico, em maio de 2016. Diogo detalha como foi esse processo.
— O Cauby estava sabendo, [a peça] estava sendo feita com a permissão dele, era para ser uma homenagem. Depois, ele veio a falecer e nós ficamos arrasados. Aí, a homenagem virou uma lembrança. Mudamos a peça toda e pegamos as melhores cenas da primeira montagem.
O musical traz história de Cauby desde a época da infância humilde, em Niterói, no Rio de Janeiro, até ele se tornar um dos astros da música brasileira. A Cidade Maravilhosa foi usada como cenário da peça.
— Fizemos um espetáculo também em homenagem ao Rio de Janeiro, que vive um momento muito difícil, com músicas românticas, tudo muito bem-rimado... é um espetáculo poderoso com um elenco maravilhoso. Deu certo a homenagem.
Diogo conta que outra mudança é a presença de Cauby mais forte nas cenas do musical.
— Antigamente, era só o arquétipo e a aproximação da voz dele. Agora, ele aparece como pessoa junto as músicas, é uma novidade e, pra mim, o grande desafio.

Assim como na primeira vez, para interpretar Cauby, o ator teve de preparar o vozeirão, uma das características mais marcantes do músico. Ele estudou canto com o professor Victor Prochet e preparou o repertório das músicas da peça por dois anos.
Comemoração em grande estilo
Além da emoção de interpretar um dos ídolos, Diogo completa 47 anos de carreira em 2018 e celebra esse momento especial.
— Estou fazendo um espetáculo em homenagem a lembrança que tenho do Cauby, que foi uma pessoa incrível na minha vida. É muito emocionante, vou ficar mais forte quando acabar esse papel.
Luta para levantar o projeto
O ator relata que teve dificuldades para conseguir patrocínio para o musical. No total, Diogo e a equipe ficaram dois anos atrás de captação. Nesse período, inclusive, Cauby morreu. Diogo lamenta a falta de incentivo cultural.
— A cultura no Brasil é muito subestimada, foi uma luta pra fazer a peça, até que apareceu a Bradesco Seguros. Por enquanto só temos captação pro Rio de Janeiro, estamos atrás para São Paulo...
Serviço:
Cauby! Cauby! Uma Lembrança
Data: 11/01 até 11/03
Onde: Teatro Municipal Carlos Gomes (Praça Tiradentes, s/n - Centro, Rio de Janeiro).
Quando: Quintas e sábados às 19h. Domingos às 18h.
Ingressos: De R$50 a R$80 (com meia-entrada).
Classificação etária: 10 anos.