Cachorros conseguem sorrir? Especialistas falam sobre as expressões 'humanas' dos cães
'O cão imita o comportamento do tutor', afirma comportamentalista e adestrador Fernando Lopez
RPet|André Barbeiro*, do R7

É muito comum ver vídeos de cachorros com expressões faciais engraçadas nas redes sociais. Em alguns deles, o animal aparece sorrindo, o que gera dúvidas se esses bichos conseguem ou não, de fato, ter esse tipo de expressão humana.
Para explicar esta questão, o RPet conversou com o comportamentalista e adestrador Fernando Lopez.
"O cão imita o comportamento do tutor", afirma ele. "Eles têm um espasmo que é muito semelhante ao riso, que é praticamente um riso, mas um riso diferente", afirma o comportamentalista.
Aline Muniz Ferreira, veterinária da Apasfa, a Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis, completa a opinião do adestrador: "Quem tem um cachorro em casa sabe o que o animal está sentindo. Não é um sorriso como o nosso, mas existem formas de sorrir e eles têm isso muito explícito".
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Lopez ainda afirma que esses são animais reproduzem muito do que aprendem no cotidiano. "O cão imita muito o comportamento do tutor. E alguns deles têm uma fisiologia que permite essas imitações. Hoje em dia, há cães e gatos que até falam", fala, lembrando o caso de um gato que viralizou na internet porque parecia falar "mamãe".
Ele também fala sobre as diversas formas como os cachorros demonstram felicidade. Abanar o rabo, rebolar, pular nos tutores e bocejar são algumas dessas maneiras.
"O cão, quando está feliz, às vezes por demasiado, nos momentos em que o tutor vai levá-lo para passear, por exemplo, ele boceja. Isso, na verdade, nada mais é do que um espasmo de felicidade e riso dos cães."
E exemplifica: "Principalmente quando ele faz alguma coisa errada e o tutor o surpreende. O golden retriever tem muito isso. Existem muitos cães dessa raça que dão essa risada. Eles abaixam a cabeça e levantam os dentes".
Por fim, o adestrador alerta sobre uma confusão que pode ocorrer sobre o sorriso dos cães.
"Às vezes, tem alguns cães que fazem isso, mas é um princípio de rosnado. Eles levantam os dentes em uma situação de estresse, em uma situação de agressividade. Não pode confundir, tem que analisar bem a situação."
Beijos, roupas, acessórios e mais: 7 coisas que os humanos fazem e os cachorros detestam
Os cachorros são companheiros dos humanos há centenas de anos, mas, mesmo assim, existem algumas ações do homem que esses animais detestam! Em entrevista ao RPet, o médico-veterinário Rodrigo Chapchap, do Vet Quality, aponta sete coisas que os tutores ...
Os cachorros são companheiros dos humanos há centenas de anos, mas, mesmo assim, existem algumas ações do homem que esses animais detestam! Em entrevista ao RPet, o médico-veterinário Rodrigo Chapchap, do Vet Quality, aponta sete coisas que os tutores fazem e os cães odeiam. Veja
*Sob a supervisão de Vivian Masutti