Escritora francesa Annie Ernaux vence Prêmio Nobel de Literatura 2022
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6) pela Academia Sueca, em Estocolmo
Nesta quinta-feira (6), a escritora francesa Annie Ernaux, de 82 anos, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2022. O anúncio foi feito pela Academia Sueca, em Estocolmo.
Conhecida por seus romances sobre classe e gênero baseados em sua experiência, ela foi premiada pela "coragem e acuidade clínica com que descobre as raízes, os distanciamentos e as restrições coletivas da memória pessoal", explicou o júri do Nobel.
Ela receberá o prêmio de 10 milhões de coroas (cerca de R$ 4,7 milhões).
Professora universitária de literatura, Annie Ernaux escreveu quase 20 livros, nos quais aborda o peso da dominação das classes sociais e a paixão do amor, dois temas que marcaram sua trajetória.
Annie Ernaux escreveu seu primeiro livro, um romance autobiográfico, Os Armários Vazios, em 1974. Dez anos depois, ganhou o Prêmio Renaudot por seu excelente trabalho em O Lugar, mais uma autobiografia. Ainda tem no currículo outros sucessos como O Acontecimento (2000) e Os Anos (2008).
Em novembro, Ernaux estará no Brasil para participar da Flip. No evento em Paraty, ela lançará o livro O Jovem, no qual narra seu envolvimento com um homem 30 anos mais novo.
Desde a criação do prêmio, em 1901, apenas 16 mulheres tinham sido contempladas — a sueca Selma Lagerlöf foi a primeira, em 1909. Annie Ernaux acaba de se tornar a 17ª da lista.
No ano passado, o prêmio foi atribuído ao britânico de origem tanzaniana Abdulrazak Gurnah, por sua obra sobre os refugiados, o colonialismo e o racismo.