Ativista cola a cabeça na pintura 'Moça com Brinco de Pérola' na Holanda
A obra não foi danificada, segundo a equipe do museu em que o quadro é exposto

Um ativista ambiental colou a cabeça no vidro que cobre a pintura mundialmente famosa Moça com Brinco de Pérola, em um museu em Haia, na Holanda, nesta quinta-feira (27). Mas a obra não foi danificada, disse a equipe da instituição.
Um segundo ativista colou a mão na parede ao lado da obra, de 1665, do mestre holandês Johannes Vermeer. Um líquido não identificado também foi jogado, de acordo com o museu Mauritshuis.
Um vídeo não verificado nas redes sociais mostrou dois homens perto da pintura, ambos vestindo camisetas com a frase "Just stop oil" ("Apenas acabem com o petróleo", em uma tradução livre).
"A polícia foi notificada, e três pessoas foram presas. A condição da pintura foi inspecionada por nosso restaurador. Felizmente, a obra-prima, coberta por vidro, não foi danificada", disse o museu.
No início deste mês, ativistas da Just Stop Oil jogaram sopa sobre a pintura Girassóis, de Vincent van Gogh, na National Gallery de Londres. Essa pintura também estava protegida por vidro.
Em vídeos diretos do museu holandês postados online nesta quinta-feira, um dos homens diz: "Como você se sente quando vê algo bonito e inestimável sendo aparentemente destruído diante de seus olhos?".
"Esse é o mesmo sentimento quando você vê o planeta sendo destruído", acrescenta.
A polícia holandesa disse em um comunicado que prendeu três homens belgas, na faixa dos 40 anos, por danos à propriedade pública e está conduzindo uma investigação forense. Eles estavam sendo interrogados.
Sopa de tomate nos Girassóis, de Van Gogh. Purê de batata no Les Meules, de Monet. Esses são apenas dois exemplos de ataques que ocorreram recentemente a obras de arte raríssimas na Europa e que viralizaram nas redes sociais. O que acontece com elas ap...
Sopa de tomate nos Girassóis, de Van Gogh. Purê de batata no Les Meules, de Monet. Esses são apenas dois exemplos de ataques que ocorreram recentemente a obras de arte raríssimas na Europa e que viralizaram nas redes sociais. O que acontece com elas após serem degradadas, porém, é uma dúvida comum. Saiba como estão sete quadros e esculturas que foram alvo de atentados * Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime