Logo R7.com
RecordPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Jesse Eisenberg anuncia que vai doar um rim a um desconhecido ainda este ano

Ator de 'A Rede Social' fará uma 'doação altruísta', modalidade permitida pela lei americana

Bang Showbiz

Bang Showbiz|Do R7

  • Google News
Jesse Eisenberg vai doar um rim a um desconhecido © Getty Images

O ator Jesse Eisenberg, 42, revelou que irá doar um rim a um estranho ainda neste ano. O astro, conhecido por filmes como "A Rede Social" (2010) e "Truque de Mestre" (2013), afirmou que a decisão foi motivada pelo desejo de ajudar.

Durante entrevista ao programa Today Show, da rede americana NBC, na quinta-feira (30), Jesse explicou que a ideia surgiu após participar de uma campanha de doação de sangue.


"Eu simplesmente tenho tanto sangue em mim que sinto que devo derramar um pouco", brincou. "Gosto muito de doar, e não sei exatamente por quê", acrescentou.

Na sequência, o ator surpreendeu o público ao anunciar: "Inclusive, vou doar meu rim em seis semanas. É verdade."


O apresentador do programa, Craig Melvin, reagiu: "Isso é incrível."

Jesse continuou: "Fui picado pelo ‘bichinho’ da doação de sangue. Adoro."


Quando o apresentador comentou que doar um rim era um passo bem mais radical do que doar sangue, o ator respondeu: "Vou fazer uma doação altruísta em meados de dezembro."

De acordo com o Weill Cornell Medicine, nos Estados Unidos existe a modalidade de doação altruísta - também chamada de doação não direcionada -, em que uma pessoa doa um órgão a um receptor desconhecido, escolhido com base na compatibilidade médica. O país permite esse tipo de doação entre vivos, desde que o doador seja maior de idade, tenha saúde plena e receba acompanhamento médico.


Em entrevista ao site Today.com, o artista falou sobre o processo: "É praticamente sem risco e muito necessário. Acho que as pessoas vão perceber que é uma decisão óbvia, se você tiver tempo e disposição."

Pai de Banner, de 8 anos, o ator explicou que, graças ao programa, os parentes de quem participa da doação altruísta têm prioridade caso algum dia precisem de um transplante. "O protocolo é simples: você pode listar quem gostaria que estivesse no topo da lista. Então, é sem risco também para a minha família", declarou.

Nos EUA, cerca de 5 mil doações de rim por doadores vivos são realizadas anualmente. A Mayo Clinic informa que a maioria dos doadores retoma as atividades normais entre duas e quatro semanas após a cirurgia.

No Brasil, a legislação é mais restritiva. O Sistema Único de Saúde (SUS) só permite doações entre pessoas vivas que tenham parentesco consanguíneo até o quarto grau (pais, filhos, irmãos, tios, sobrinhos, primos ou avós). Doações para não parentes são possíveis apenas com autorização judicial, após avaliação médica e ética para evitar irregularidades no processo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.