Príncipe William se emociona ao conversar com mulher que perdeu o marido por suicídio
Herdeiro do trono britânico ficou visivelmente abalado após ouvir o relato de Rhian Manning sobre a morte do companheiro
Bang Showbiz|Do R7

O príncipe William, 43, lutou para conter as lágrimas durante uma conversa comovente com uma mulher que perdeu o marido por suicídio. O encontro, registrado em vídeo para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental, aconteceu na casa de Rhian Manning, que falou sobre a morte do marido, Paul, em 2012, apenas alguns dias após o casal perder o filho recém-nascido, George.
Sentado à mesa da cozinha, o herdeiro do trono britânico ouviu o relato de Rhian e compartilhou sua empatia. "Das famílias com quem já conversei que precisaram enfrentar o suicídio, há muitas perguntas sem resposta que ficam com você para sempre, não é? Se você pudesse dizer algo, ou quisesse falar algo ao Paul… o que teria dito?
A mulher respondeu, visivelmente emocionada: "Eu só gostaria de sentá-lo assim, como estamos agora, e dizer: 'Por que você não veio até mim?' Porque ele deixou de viver tanta alegria… e nós teríamos superado. Acho que isso é o mais difícil... nós teríamos ficado bem."
Comovido, o príncipe ficou em silêncio por alguns segundos, até ser consolado pela anfitriã. "Você está bem?", perguntou Rhian. William tocou a mão dela e respondeu: "Desculpe… é que é difícil fazer essas perguntas que eu...", disse o filho mais velho do rei Charles III, sem conseguir terminar a frase.
A viúva, mãe de três filhos, mostrou compreensão. "Não, está tudo bem. É só que… você tem filhos. É difícil… e você também já enfrentou perdas em sua vida. A vida pode nos surpreender com contornos terríveis, mas, ao falar sobre isso, ao manter a esperança, é possível seguir em frente."
William concordou e relembrou como é importante falar abertamente sobre o assunto. "A melhor forma de prevenir o suicídio é falar sobre ele. Converse sobre isso logo, fale com quem você ama, com quem confia, com seus amigos. Então, obrigado por falar sobre isso."
Desde a morte do marido, Rhian fundou a instituição de caridade 2 Wish Upon A Star, que oferece apoio a famílias que perderam filhos ou jovens. O príncipe, por sua vez, destinou mais de £1 milhão [cerca de R$ 7,1 milhões] por meio da Royal Foundation, para ajudar na criação da Rede Nacional de Prevenção do Suicídio no Reino Unido.
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio gratuito e sigiloso a pessoas que enfrentam momentos de sofrimento, solidão ou pensamentos suicidas. O atendimento está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelo telefone 188, além do chat e e-mail disponíveis no site www.cvv.org.br