Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

Boneco em homenagem a Joaquim Barbosa comanda carnaval de rua do DF 

Mensalão e crise econômica são os temas das marchinhas do Pacotão em 2013

Carnaval 2013|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Charles Preto vai homenagear Joaquim Barbosa
Charles Preto vai homenagear Joaquim Barbosa Charles Preto vai homenagear Joaquim Barbosa

Famoso pela irreverência e pela critica política, o Pacotão desfila pelas ruas do centro de Brasília há 34 anos. Em 2013, o julgamento do mensalão e a crise econômica são os temas predominantes das marchinhas que vão embalar os foliões na W3 sul, uma das principais avenidas do Plano Piloto.

O tema escolhido para este ano é o “Carnaval do Pibinho”, como sátira à declaração da presidente Dilma Rousseff, que pediu um “pibão grandão” em 2013. Isso porque o PIB (Produto Interno Bruto) de 2012 decepcionou a equipe econômica do governo e não deve chegar nem a 2%.

Logo nos primeiros anos do bloco, o boneco Charles Preto virou o símbolo do Pacotão. O nome faz referência a um secretário de Turismo, Carlos Black Pereira, que queria impedir os jornalistas de desfilarem na avenida, local onde também acontecia a apresentação das escolas de samba do Distrito Federal.

Leia notícias do Carnaval 2013

Publicidade

A sátira deu certo e Charles Preto é quem comanda o Pacotão até hoje. Segundo Joanfi, um dos jornalistas organizadores do Pacotão, a surpresa deste ano será uma homenagem ao presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa: — O boneco, que tem quase quatro metros de altura, estará vestido de juiz, com um martelo na mão, fazendo referencia ao ministro. Os versos de uma das marchinhas deste ano também homenageia o presidente do STF. “Joaquim Barbosa relator do mensalão, é primo-irmão de Charles Preto, fundador do pacotão”.

Ameaças de políticos Os compositores das marchinhas para o Pacotão estão na lista de desafetos de vários políticos do Distrito Federal, já que as letras não aliviam nas críticas.

Publicidade

Joanfi conta que já foi intimidado por deputados distritais. Segundo o cartunista, os parlamentares ameaçam até usar a influência política para exigir a demissão dos compositores.

— Muitos deputados e ex-governadores deram problema para gente. Mas sou jornalista, adoro esse tipo de problema. Pela historia de irreverência do pacotão, a gente tira de letra.

Publicidade

Desde o ano 2000, o Pacotão lança as marchinhas temáticas do carnaval em um CD produzido pela própria organização do bloco.

Este ano foram gravadas 15 músicas e a produção vai distribuir cerca de 1.000 unidades do CD do Pacotão. Até hoje, foram gravadas quase 200 marchinhas e a intenção é lançar uma coletânea com as mais marcantes. — A história política do País está representada nas marchinhas.

História

O Pacotão coleciona polêmicas. Formado em 1978 por um grupo de jornalistas que trabalhavam na capital do País, o objetivo sempre foi protestar e fazer sátira dos acontecimentos políticos no centro do poder.

O Carnaval mais emblemático, segundo Joanfi, foi o de 2010, marcado pelo escândalo do mensalão do DEM – esquema de distribuição de propina organizado pelo ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Joanfi lembra que a prisão de Arruda foi decretada no sábado de carnaval e que isso levou o povo para ruas, para desfilar no Pacotão.

— O escândalo do Arruda foi o grande motivador do Pacotão. Foi o aglutinador do povo e dos compositores. Naquele ano, recebemos 10 marchinhas sobre o tema.

No ano passado, o tema do Pacotação foi a ficha limpa. Cerca de 9.000 pessoas desfilaram pelas ruas do DF exigindo o cumprimento da nova lei.

O bloco sempre sai no domingo e na terça de Carnaval. A concentração começa às 15h, na quadra 302, na Asa Norte do Plano Piloto. Depois, o Pacotão segue pelas ruas da avenida W3, na contramão, até chegar à quadra 504, da Asa Sul, onde fica até às 22h.

Portal R7 está de cara nova. Clique aqui e conheça a maior home dos portais brasileiros!

Faça seu e-mail do R7Imprima suas fotos no R7!Venha para o R7 Banda Larga!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.