Faltando poucos dias para carnaval de Salvador, ocupação de hotéis fica abaixo do esperado
“Esperança é que esse cenário mude nos próximos dias”, diz sindicalista
Bahia|Do R7
A menos de uma semana da maior festa popular do planeta, o carnaval de Salvador, a taxa de ocupação dos hotéis anda muito abaixo do esperado para um período de festa. Aparentemente, os seis dias de folia na capital baiana não estão sendo considerados tão atrativos pelos turistas.
No mês de fevereiro, a ocupação dos hotéis que estão localizados nos circuitos do carnaval variou entre 80% e 85%. Mas, o percentual reduziu em comparação com mesmo período do ano passado, quando a ocupação de quartos de hotéis dentro do circuito chegou a 90%.
Para os estabelecimentos fora do circuito da folia, o número de quartos ocupados oscilou entre 65% e 70%, no segundo mês deste ano. No período de maior procura de 2013, o percentual apresentou um tímido aumento e ficou em 75%.
Para Silvio Pessoa, vice – presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte, fatores com impostos, antecipação das férias escolares e a realização do carnaval no mês de março- (normalmente a festa é realizada em fevereiro)- contribuíram para queda na taxa de ocupação dos hotéis.
Outro fator que, segundo Pessoa, também influenciou o mercado foi a elevação dos preços das passagens pelas empresas aéreas Delta, Gol, TAM, Azul e Trip.
—As companhias aéreas capitalizaram os preços devido ao período de grande procura e isso está prejudicando o carnaval em Salvador e principais destinos turísticos das festas de momo do país.
De acordo com o sindicalista, o cenário fez com que os hotéis adotassem estratégias para atrair mais turistas e, em alguns casos, não exigisse mais permanência mínima de noites.
Correndo contra o tempo para conquistar mais visitantes, os estabelecimentos reduzem o valor da hospedagem. O turista que pretende aproveitar a Folia de Momo em Salvador pode encontrar hospedagem mais barata. O valor da economia pode chegar a 20%. Além disso, as companhias aéreas vão colocar quase 400 voos extras para o carnaval de Salvador.
O número de quartos ocupados pode aumentar no período que antecede o carnaval, pois “nós sempre vendemos muito na última semana. Nossa grande esperança é que esse cenário mude nos próximos sete dias”, pontua Pessoa.
A festa
O Carnaval de Salvador, que acontece entre os dias 27 de fevereiro a 4 de março, deve atrair 2 milhões de foliões neste ano. A prefeitura espera que 500 mil turistas visitem o Estado neste período, para participar da folia momesca. Com o tema “É Diferente, É Carnaval de Salvador”, a festa vai homenagear os 40 anos dos desfiles de blocos afros, cultura viva nas comunidades da cidade, que independe das influências externas da festa.