Bloco Domésticas de Luxo relembra PEC da categoria como tema de música
Nome do grupo foi inspirado em Domésticas de Lourdes, antigo bloco de Belo Horizonte
Minas Gerais|Márcia Costanti, do R7
A evolução do trabalho da empregada doméstica no Brasil virou tema de Carnaval. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, o bloco Domésticas de Luxo, que existe há 56 anos, vai homenagear a profissão em sua música tema, que terá como foco a PEC das domésticas, projeto de Lei que foi alvo de vários debates durante o ano de 2013 e garante melhorias nas condições da categoria. O nome do grupo foi inspirado no antigo Domésticas de Lourdes, bloco que desfilava pelas ruas do bairro da região centro-sul de Belo Horizonte.
Em 1958, seis amigos se reuniram do bairro São Mateus, em Juiz de Fora, vestidos de mulher e saíram para celebrar o Carnaval pelas ruas. Outro grupo que passava pela região em uma caminhonete gostou da brincadeira e convidou os foliões a subirem na caçamba para passear. Logo, o bloco caricato conquistou o público e chegou a reunir 800 pessoas. Apenas homens, de todas as idades, podem participar. O desfile chegou a ser suspenso por anos, mas foi retomado em 2009.
Leia mais notícias em Carnaval
O vice-presidente do grupo, Odério Gomes da Silva Filho, afirma que a expectativa é grande para o desfile deste ano, que terá um formato diferente. Antes, os integrantes vestiam as mesmas fantasias, mas, especialmente neste ano, serão três alas distintas para contar a história da trabalhadora doméstica.
— Passamos pela doméstica muito simples e humilde que veio para cidade trabalhar, até chegar à trabalhadora dos dias de hoje, toda poderosa, e com tudo que a lei veio a beneficiar para elas.
O desfile acontece no dia 22 de fevereiro, a partir das 10h, com concetração no Parque Halfeld, centro de Juiz de Fora. Já no dia seguinte, os integrantes farão parte da apresentação da escola de samba Feliz Lembrança.