Polícia registra aumento de 130% em prisões por tráfico durante o Carnaval
Polícia registrou ainda aumento de autuados em flagrante e casos de lesões corporais
Carnaval 2015|Do R7

A Operação Carnaval 2015 da polícia resultou na elevação do número de pessoas presas por uso ou tráfico de droga. Em comparação ao ano passado, os números aumentaram em 130, 6%.
Segundo informações da polícia, do início da folia até às 5h59 de terça-feira (17), 945 prisões foram realizadas contra 410 no mesmo período do ano passado.
Os dados foram divulgados durante a coletiva de balanço de segurança, realizada no Quartel da Polícia Militar, no Largo dos Aflitos, no Centro de Salvador.
A polícia registrou, ainda, a condução de pessoas, que cresceu 74,7%, passando de 1.124 para 1.984 em 2015; o número de autuados em flagrantes que, em 2014 foi 81, e este ano, 100, um aumento de 23,5%. Entre as ocorrências, ainda foram registrados, em todos os dias da festa, dois homicídios, uma tentativa de homicídio e 155 casos de lesões corporais. Não foram registrados casos de lesões corporais seguidos de morte.
O secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, afirmou que apesar de alguns aumentos, o esforço dos policiais garantiu a tranquilidade da festa. Barbosa disse ainda que o número de ocorrências graves é reflexo de alguns fatos como a disputa entre grupos e facções criminosas.
— Ainda tivemos que lidar com questões como a incitação pública da violência por parte de alguns artistas, que, verdadeiramente, deveriam estar representando o povo, que vai às ruas com suas famílias e quer aproveitar a festa em paz, e não provocar confusão e gerar violência.
Os oficiais da Polícia Militar ainda realizaram ações com abordagens a veículos, motos, 132 pontos de ônibus e acompanhamentos de turistas.
Além disso, o Corpo de Bombeiros contabilizou, nos cinco primeiros dias de Carnaval e em todo Estado, mais de 1.100 ocorrências. Somente em Salvador, nos circuitos do Carnaval, foram 839 atendimentos, com orientação a banhistas e situações de embriaguez com maior número de estatísticas.